Como plantar alecrim comprado no mercado?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

No caso de alecrim, manjericão, hortelã e tomilho, que não vêm com a parte branca, o processo muda só um pouco. É preciso cortar quatro ou cinco ramos (cada um com cerca de 10 cm), retirar as folhas da parte debaixo e deixá-la submersa em água.

Alecrim, manjericão, hortelã e erva-cidreira:
Inicie o processo cortando alguns galhos, retirando as folhas de baixo e mantendo as folhinhas da parte de cima das ervas. Coloque em um recipiente com água, que deve ser trocada a cada dois dias, e deixe em um local que receba bastante luz solar.

3. Enraizamento no pé

  1. Cultive um pé de alecrim e espere até ele crescer bastante;
  2. Deixe juntar vários ramos;
  3. Separe um ramo próximo ao pé, mas sem removê-lo do caule;
  4. Pressione o galho na terra;
  5. Cubra com terra como se estivesse plantando;
  6. Assim que o galho criar raiz, separe e transplante para outro local.

Cultivo do alecrim a partir de galhos
Deve retirar com a ajuda de uma tesoura própria as folhas da parte inferior do galho, ao longo de cerca de 3 centímetros, para depois o poder aplicar no solo. Ao remover as folhas irá evitar que o galho apodreça e dessa forma o alecrim crescerá saudável.

Materiais para plantar o alecrim
É muito importante criar uma camada que ajude a drenar a água e deixar o solo agradável ao alecrim. Você pode comprar manta bidim ou argila expandida, que são ótimos na drenagem da água. Já o adubo precisa ser rico em nitrogênio.

A época mais indicada é entre os meses de setembro e novembro em solo areno-argiloso, leve, bem drenado e com pH neutro ou pouco alcalino, entre 7 e 7,8.

A maneira mais fácil de plantar alecrim é utilizar mudas. Mas também é possível iniciar o cultivo por meio de galhos e sementes, sendo esta última a forma mais difícil. As mudas podem ser adquiridas em mercados de plantas, ou você pode pedir uma para um conhecido que cultive em grande escala.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

Embora seja difícil de germinar de sementes, o alecrim pode ser propagado por estacas feitas com galhos bem formados, de 10 cm, cultivados em areia e composto orgânico úmido. Elas enraízam em poucas semanas e já podem ser transplantadas para um vaso grande ou canteiro definitivo, com terra, areia e húmus de minhoca.

Luz: o alecrim gosta de luminosidade, por isso é importante que ele receba diariamente pelo menos 3 horas de luz solar direta. Rega: não exagere na água. O alecrim não gosta de excesso de umidade, regar de duas a três vezes por semana já é suficiente.

O incenso de alecrim ajuda a deixar os nervos mais calmos, proporcionando uma sensação plena de paz pouco tempo após o uso. Casos de ansiedade são reduzidos por meio do aroma, porque a fragrância age na mente como um tranquilizador natural, permitindo, assim, a dissipação dos pensamentos negativos e turbulentos.