Pode jogar água na folha do tomate?

Perguntado por: sassis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

5 – Devem regar adequadamente, evitando molhar as folhas para prevenir o ataque de doenças muito comuns nesta planta, como o míldio.

Regue a planta regularmente, evitando molhar as folhas, já que esta prática pode favorecer o ataque de microrganismos causadores de doenças; Esteja atento aos ramos chamados de “ladrões”, já que estes podem atrapalhar o desenvolvimento do pé e aumentar o gasto de energia desnecessário pela planta; Adube sua planta.

Para cada fase há um tipo de rega é indicado. Para as mudas, receber água todas as manhãs propiciará um desenvolvimento mais rápido e saudável. Quando já estiver crescido, três vezes por semana é o suficiente. Aguar demais a planta pode encharcar suas raízes também, então é necessário cuidado com os excessos.

É comum ocorrer o murchamento do tomateiro devido a presença de fungos e bactérias na planta. A principal causa, no entanto, é a murcha bacteriana, embora não se possa descartar a murcha de fusário e a murcha de verticílio.

Rega em excesso
Essa é a causa mais comum para o amarelamento das folhas.

Molhar as folhas:
Resumindo: Não é necessário molhar as folhas, mas às vezes é inevitável. Dessa forma, quando for possível, regar plantas sempre na base ou nos pratinhos (sempre com areia), quando a folha conserva-se seca a probabilidade de contrair alguma doença ou fungo diminui.

Não é necessário molhar as folhas, inclusive essa ação pode causar doenças, por conta da umidade. Então, quando estiver regando as plantas, molhe a base com a quantidade adequada para espécie. Não se esqueça: exagerar é sempre ruim.

Para atender a essa alta necessidade de água, será necessário regar cedo e com freqüência durante a primavera e o verão. Durante as primeiras partes da estação de crescimento, você deve regar seu Tomate cerca de uma ou duas vezes por semana. À medida que a estação avança, você deve aumentar sua freqüência de irrigação.

2,5 litros

O tomate precisa de 2 a 7 milhões de litros de água por hectare por safra em tomateiros de alta produtividade. Em estufa, cada planta usa em torno de 1 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a mais de 9 milhões de litros por hectare por ano.

Para o tomate com finalidade industrial, recomenda-se três aplicações espaçadas de 15 dias, sendo a primeira realizada 45 DAT.

Poda de folhas e raleio de frutos: a poda das folhas no tomateiro é recomendada para melhorar o arejamento, aumentado a eficiência fotossintética e principalmente reduzir os riscos de incidência de pragas e doenças, assim como facilitar seu controle.

Mas os pesquisadores encontraram uma forma eficiente e barata de combater essa praga. Para isso, usa-se uma mistura de 5% de leite de vaca cru e 95% de água, que pode ser utilizada no controle do oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores.

Uma prática recomendada é a rotação de culturas no terreno já que, quando se planta uma espécie não suscetível a murchadeira, há a redução e até mesmo a eliminação desse organismo na área. Com isso, dentro de dois ou três anos, o tomateiro pode voltar a ser cultivado, caso haja a redução da contaminação.

Cada espécie precisa de uma certa quantidade de luz por dia. Existem plantas de sol pleno, sombra e meia-sombra, por exemplo, e uma luminosidade em falta ou em excesso também pode causar o amarelamento das folhas. “Analise se a planta está recebendo sol direto, se o local está muito escuro e se falta ventilação.