Qual a profundidade da cova para plantar tomate?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

1,5 cm

A semeadura do tomate-cereja pode ocorrer em sementeiras (para posterior transplante) ou em local definitivo. Na cova, devem ser distribuídas três sementes a 1,5 cm de profundidade.

A produção de mudas por ser feita em bandeja de 128 células ou então em copinhos de papel de jornal. Em ambos os casos, deve-se colocar substrato nutrido e 1 semente por célula com aproximadamente 0,5 cm de profundidade. O transplante no local definitivo deve acontecer aproximadamente 4 a 5 semanas após a semeadura.

O espaçamento sugerido para cultivares de hábito de crescimento determinado e linha simples conduzida em uma única haste é de 1,00 a 1,10m entre fileiras e de 0,30 a 0,50m entre plantas na casa de vegetação. Quando a condução for de duas hastes, sugere-e o espaçamento entre plantas de 0,40 a 0,50m.

O espaçamento deve ser de 100cm entre linhas e 70cm entre as plantas, podendo variar até 120cm entre linhas e 40 a 80cm entre as plantas. Quando plantamos uma só muda por cova, devemos deixar crescer a haste principal e uma lateral mas, quando são 2 por cova, deixamos crescer apenas a haste principal de cada uma delas.

O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.

A semeadura do tomate-cereja pode ocorrer em sementeiras (para posterior transplante) ou em local definitivo. Na cova, devem ser distribuídas três sementes a 1,5 cm de profundidade. Para cobrir a cova, deve-se misturar terra a adubo orgânico de qualidade.

5m

A raiz principal do tomateiro é chamada de pivotante, é a maior responsável pela sustentação da planta e pode chegar a 1,5m de profundidade.

Qual é a melhor época para plantar tomate? Na verdade, não existe época para plantar tomate, já que ele pode ser plantado durante todo o ano. As únicas restrições e cuidados necessários tem relação com a temperatura. Isso porque essa é uma planta que não tolera temperaturas extremas, como geadas ou extremo calor.

Já o tomate BRS Zamir apresenta uma peculiaridade genética que resulta em maior produtividade: um gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos e aumenta em três vezes o número de flores e frutos por penca, em comparação aos outros materiais do mesmo segmento.

3- Para cultivar o Tomate, o terreno deve ser profundo, solto, permeável, bem drenado, areno-argiloso e com pH entre 5,5 e 6,5. 4- O espaçamento entre plantas pode variar de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. 5- Mantenha o terreno sempre úmido. Irrigue as plantas a cada dois ou três dias.