Quanto tempo demora para sair a flor da pitaya?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Outra característica da pitaya é que a colheita não é uniforme (não é sempre na mesma época do ano, como o café, por exemplo). Depois que nasce o botão floral, são cerca de 15 dias para virar flor e mais 35 dias para virar fruto desenvolvido.

14 horas

A flor da pitaia fica aberta de 12 a 14 horas. Ela abre no começo da noite e se fecha pela manhã. Nesse meio tempo, o produtor tem que correr pra polinizar a planta.

O ideal é que ela seja cultivada em sol pleno e regada de duas a três vezes por semana. A floração da planta acontece na primavera, mais precisamente no mês de novembro.

Por ser recente no Brasil, dúvidas sobre como a flor da pitaia é polinizada surgiram no Núcleo de Estudos em Fruticultura e no Laboratório de Abelhas, da Universidade Federal do Ceará. No México, local de origem da pitaia, a polinização é feita por morcegos, já que é durante a noite que a flor se abre.

Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.

A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos. Na natureza os polinizadores de pitaia são mariposas e morcegos. Se não ocorrer visitas desses agentes no pomar é recomendado que o produtor faça a polinização manual.

Adubação na produção de pitaya
A adubação de cobertura deve ser feita com um adubo com baixo teor de fósforo. Recomenda-se a aplicação de 300 g de um formulado 20-5-20 na formulação NPK. Essa aplicação é feita a lanço na superfície em volta da cultura de forma homogênea por três vezes antes da colheita.

Passo 1 – Antes: A poda deve ocorrer após a última colheita em maio – junho. Passo 2 – Limpeza do caule principal: Os galhos que crescem acima do caule principal devem ser removidos. Passo 3 – Remova o crescimento antigo: remova seletivamente os galhos mais velhos por baixo.

O cacto que também é conhecido como “rainha da noite” (Hylocereus undatus) além de ser uma planta de casa exótica atraente e de rápido crescimento, também produz um fruto comestível! Chamada de fruta-do-dragão, ela é mais famosa como “pitaia” e o termo significa “fruta escamosa”.

Versátil, a pitaya pode ser cultivada em locais com temperaturas que variam entre 4°C e 38° C. No entanto, Bruna recomenda que a planta não receba luz solar por muitas horas, quando for cultivada em regiões mais quentes. Isso impede que excesso de calor queime o caule e impeça o crescimento saudável do fruto.

A abelha Apis mellifera pode ser considerada potencial polinizadora da pitaia em regiões de clima subtropical. Durante a floração da pitaia, foi encontrada uma abundância distinta nos dois períodos estudados, sendo bem maior no período diurno.

Afinal, assim como outras plantas, a pitaya precisa de um certo nível de iluminação, água e estímulos nutricionais para crescer. Para começar, despeje água de forma espaçada, já que a planta retém o líquido com facilidade entre os tecidos. Espere que o substrato esteja seco antes de fazer uma nova rega.

Ou será que é pitaia e as flores não foram polinizadas, por isso não produziu frutos? Fábio Sussel, de Pirassununga (SP) A planta é uma pitaia da espécie Hylocereus undatus, cuja autopolinização espontânea é de até 10%.