Como se molhar uma orquídea?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

A rega da orquídea Phalaenopsis, como acontece com todas as orquídeas, deve ser feita evitando o excesso de água. Isso porque quando a água estagna nas raízes, elas apodrecem rapidamente. As orquídeas são plantas resistentes a doenças e pragas, mas o excesso de rega pode ser fatal para a sua saúde.

Em geral, as orquídeas precisam ser regadas a cada 7 a 10 dias durante os meses mais quentes e a cada 10 a 14 dias durante os meses mais frios. No entanto, sempre verifique a umidade do substrato antes de regar para garantir que sua orquídea realmente precise de água.

5 formas diferentes de regar orquídeas

  1. 1- Com jarra de água. Você pode usar uma jarra d'água e simplesmente despejá-la sobre o vaso de orquídeas. ...
  2. 2- Mergulhando o vaso em uma bacia d'água. ...
  3. 3- Spray de água. ...
  4. 4- Água acumulada em baixo. ...
  5. 5- Chuva de mangueira.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

A mesma orquídea plantada de modos diferentes e em locais diferentes poderá ser regada de 1 a 7 vezes por semana. Em ambientes secos, como quintais com piso frio, que não seguram umidade, deve-se molhar mais que orquídeas que estão sobre jardins ou gramados.

Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente. E atenção ao uso do pratinho: “Se mantivermos ele cheio de água, as raízes das orquídeas vão apodrecer”, Sérgio explica.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol. Sendo assim, recomenda-se colocar a orquídea próxima a alguma janela. Isso, claro, desde que ela não fique voltada para o sol entre 10h e 16h. Além disso, orquídeas também gostam de ambientes arejados.

Borrifar água nas flores pode evitar o problema.

Iluminação. Luz, sim! As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.

Regá-las uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Enquanto o substrato estiver úmido, não precisa regar. Você sabia que as orquídeas não morrem depois que as flores acabam? A maioria das orquídeas têm um período de dormência que pode durar semanas ou meses.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.