Pode colocar casca de madeira na orquídea?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Deixar a parte nova da orquídea bem rente ao tronco ou a madeira para que ela tenha espaço para crescer. Não usem arames, pois eles podem machucar ou cortar a planta. O melhor é o fitilho, porque você pode apertar e não vai machuca-la, além de com o tempo ele ser fácil de tirar.

Com uma composição de 80% de casca de pinus e 20% de carvão vegetal, esse substrato é indicado para compor o substrato da maioria das orquídeas.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

Se a casca de pinus triturada e compostada, pode ser usada em vasos de orquideas .

Outra maneira legal de plantar é montar uma bola de meia-calça com musgo. Você corta um pedaço da meia-calça, coloca o musgo esfagno e faz uma espécie de bolinha. Em seguida deposita as raízes da orquídea nessa cama de plantio, deixando apenas as folhas para fora. Aí é só amarrar no tronco.

Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento. Essas pontas coloridas são justamente uma comprovação de que a planta respondeu ao tratamento: são as células mais ativas das raízes, responsáveis pelo crescimento.

Como escolher um tronco seco para plantar orquídeas? O detalhe mais importante ao escolher um tronco seco é ter certeza de que esse tronco seja resistente ao apodrecimento. Algumas madeiras como peroba, ipê, roxinho, garapeira, entre outras não apodrecem com facilidade e devem ser escolhidas. Não use madeira verde.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Se a sua orquídea é uma espécie que floresce várias vezes por ano, não corte a haste floral muito rapidamente. Mesmo que a orquídea tenha murchado pela primeira vez, o que importa é que o caule que suporta as flores esteja verde para que uma segunda floração ocorra.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

O carvão vai agir como camada de segurança, que vai absorver a água jogada no vaso durante a rega e evitar que ela fique acumulada no fundo, alem segura os nutrientes nas raízes. o carvão serve para evitar odores ruins, remover impurezas do solo e espantar insetos.

O Carvão Vegetal é ideal para compor substrato de Orquídeas, Rosas do Deserto, Suculentas e Cactos.

Substrato para orquídeas
Terras e substratos para orquídeas contêm elementos como casca de pinus, para dar maior sustentação à planta, carvão, para reter água, pedras, para drenar o fundo do vaso, e madeiras nobres em lascas, para fixar a orquídea.