Como fazer o caule da orquídea brotar?

Perguntado por: ajesus5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

Uma terra saudável é outro segredo para sua orquídea brotar. Por isso é necessário trocar o substrato após alguns anos, pois quando ele está velho impede a planta de florir. O substrato é o que servirá de suporte para as raízes se fixarem, ele pode ser de casca de pinus, fibra de coco ou carvão vegetal.

4 a 5 meses Principalmente agora. no Inverno. no verão é um pouco mais rápido da de uns três meses aproximadamente vem bem mais rápido mas no inverno tudo é mais lento e uma Florianópolis que tem ache maior essa daqui leva tranquilo.

Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento. Essas pontas coloridas são justamente uma comprovação de que a planta respondeu ao tratamento: são as células mais ativas das raízes, responsáveis pelo crescimento.

Caso a haste fique parcialmente seca ou permaneça verde, ela provavelmente vai gerar uma nova florada! Se isso acontecer, será por meio de hastes secundárias nascidas a partir daqueles “gomos” ou “nós” que ela possui. Se ela secar parcialmente, você pode (ou não) cortar a parte seca).

Fungos. O vinagre pode ajudar em infestações mais pesadas de fungos. Com uma solução de duas partes de água para cada parte de vinagre, borrife nas plantas.

"No momento de floração, use adubos pobres em nitrogênio (uma vez a cada 15 dias). Depois da floração, é importante usar adubos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio (3 vezes por semana)", afirma Scatolini.

2- Pontas verdinhas ou avermelhadas
É importante verificar isso até para compreender quando está nascendo uma nova raiz, e quando se trata de uma haste nova.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

Uma determinada espécie de orquídea, será regada pouco se estiver plantada no musgo, mas deverá ser regada com uma frequência maior se estiver plantada em vaso com casca de pinus e poderá ser regada todos os dias, ou até várias vezes ao dia se estiver sem nenhum substrato ou plantada na madeira.