Qual é a melhor fase da Lua para plantar feijão?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Lua Crescente

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).

a melhor lua para o plantio do feijão é a lua crescente. pois nessa fase a seiva está presente em maior quantidade. no caule nos Ramos as folhas fazendo com que os pés de feijão tem. um melhor desenvolvimento é importante lembrar que outros fatores também são importantes para o bom desenvolvimento.

É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados. A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes.

Qual é a época de plantar feijão? As épocas recomendadas para semeadura do feijão podem ser divididas em três: período das águas (nos meses de setembro a novembro), o período da seca (de janeiro a março) e período de outono-inverno ou terceira época (que vai de maio a julho).

Entre a lua minguante e nova deve ser plantado tudo que nasce abaixo do solo e entre a lua crescente e cheia, tudo que nasce acima do solo.

Lua Crescente
A lua de hoje está 49,23% visível e está crescendo.

lua nova

Qual é a lua que estamos hoje? Fase da lua hoje A lua hoje está na fase lua nova até as 19 horas e 7 minutos do dia 25 de julho de 2023 quando estaremos na fase quarto crescente.

Comece forrando a base do pote com algodão úmido e coloque alguns grãos de feijão por cima. Deixe em local iluminado, mas sem luz direta do sol, e espere de dois a três dias, sempre colocando água aos poucos. O grão vai começar a ficar enrugado e, em seguida, vai germinar.

Na região Sul, o plantio é iniciado na segunda quinzena de agosto, quando se considera que não terá problemas com geadas. Essa é a conhecida “safra das águas”, que em geral vai de dezembro a fevereiro para realização da colheita.

Recomenda-se o uso de adubos ricos em fósforo, como superfosfato simples ou fosfato diamônico, durante o plantio ou próximo ao momento da semeadura.

Para o plantio com a matraca (saraquá), deve-se levar em conta o espaçamento de 40 centímetros entre covas, onde são colocadas três sementes em cada. Já no plantio em linha, devem ser distribuídas de 12 a 15 sementes a cada metro. O espaçamento entre linhas deve ser de aproximadamente 45 centímetros.