Qual é a reprodução da cebola?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A cebola é uma planta de ciclo bienal. No primeiro ano produz o bulbo, que é o produto comercial, e no segundo ano produz inflorescências. Além de ser reproduzida por sementes, a cebola apresenta reprodução as sexual por meio de propagação vegetativa.

Morfologicamente, a cebola é descrita como uma planta herbácea, cuja parte comercial é um bulbo tunicado, que apresenta variação em formato, cor, pungência, tamanho e conservação pós-colheita.

A cebola é classificada na família Liliaceae. Classificação mais recente a inclui na família Aliaceae (MINAMI, 1987). O gênero é Allium, que compreende um elevado número de espécies.

Por serem grossas e carnudas chamam-se raízes tuberosas. Todos estes casos são órgãos de reserva, ou seja, armazenam nutrientes importantes para a planta usar mais tarde.

A cebola é um bulbo de folhas concêntricas que apresenta boa proteção contra a desidratação. Cultivares de cebola com alto teor de matéria seca, boa dormência, colhidas com apropriada maturidade hortícula e adequadamente curadas, podem ser armazenadas por 2 a 5 meses, mesmo a 25 ºC sob umidade relativa entre 60 e 80 %.

- Quanto à cebola e ao alho, esses são bulbos: estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas, chamadas catafilos, e caule. A região central é composta pelo caule, e o que a circunda são as folhas modificadas, aqui protegendo as gemas e acumulando substâncias nutritivas.

Por bulbo. Outra forma de cultivar cebola em casa é pelo bulbo. Para isso, é preciso replantar toda a base da hortaliça, cortando a parte de baixo, de onde saem as raízes, e enterrando em substrato úmido, fértil e aerado, regando até que brote.

Na observação das células da epiderme das túnicas do bolbo da cebola, células eucarióticas vegetais, conseguimos distinguir quatro dos seus constituintes: a parede celular, o citoplasma, a membrana celular e o núcleo.

A cebola (Allium cepa) é uma hortaliça de grande consumo em todo o mundo. A mesma é originária da Ásia Central, tendo sido cultiva na Índia e na China desde tempos remotos e levada para a Pérsia, onde se propagou por toda a África e Europa. A cebola foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

Apresenta um bulbo tunicado de tamanho variável, formado por camadas sobrepostas e concêntricas das bainhas das folhas, carnosas e suculentas, que acumulam material de reserva.