Como estocar cebola?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

A temperatura baixa da geladeira transforma o amido presente nas cebolas em açúcar e faz com que elas murchem e estraguem mais rápido do que quando são armazenadas em temperatura ambiente. Por isso, o correto é armazená-las fora da geladeira em um local seco e arejado e consumi-las em até uma semana.

Se guardada na geladeira, após algum tempo, a cebola perde a crocância e murcha. Só é uma opção refrigerar, se ela já estiver picada. Nesse caso, deve ficar em um recipiente fechado, que deve ser seco toda vez que aparecer água evaporada na tampa. Esses respingos facilitam o aparecimento de fungos.

Os maiores erros: cebola, alho e batata
Todos eles devem ser guardados em um local longe da umidade e da luz, com o alho preferencialmente em um saco de papel. De quebra, aproveite para organizar a sua dispensa com cestos e caixas organizadores, deixando-a ainda mais organizada.

Quando mantida em condição ideal, em temperatura em torno de 0ºC e 65-75% de umidade relativa, a cebola pode ser conservada por até nove meses. Nesta condição, além de minimizar a perda de água e retardar os processos metabólicos, o crescimento e o desenvolvimento de patógenos também são drasticamente reduzidos.

Congelar cebola crua
Cobre um tabuleiro com papel vegetal e distribui a cebola cortada de forma que os pedaços não toquem uns nos outros. Assim, é mais fácil dividi-los em porções. Coloca o tabuleiro com a cebola no congelador durante uma hora.

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

A cebola é um produto rico em enxofre, que nos faz chorar quando se volatiliza no ar, mas que é também uma solução perfeita para se conseguir descansar melhor à noite, pois ajuda a descongestionar o nariz e a acalmar os ataques de tosse, assim como a reduzir a intensidade das secreções mucosas.

Cebola - fora. Ao guardar a cebola na geladeira, após algum tempo, ela perde a crocância e tende a murchar mais rápido. Mas caso ela já esteja picada, o ideal é a conservação na geladeira em um recipiente fechado.

Tomates devem ser colocados na fruteira com a cabeça para baixo. As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa. E outro detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.

Guarde as cabeças de alho em local arejado e sem o contato com a luz solar e deixe para retirar a casca só quando for usar. Também não as armazene em potes fechados, por correm o risco de mofar e brotar. No primeiro caso você precisa jogar fora, mas no segundo o consumo é liberado.

Este período pode variar de 3 a 4 dias em uma região com clima quente e seco até períodos maiores, entre 15 a 20 dias, em regiões frias e de clima úmido.

Basta picar a cebola como desejar, retirar o excesso de umidade com um papel toalha e levar ao congelador em potinhos com tampas bem vedados. O ideal é congelar porções pequenas e individuais, para usar em uma única preparação.

A temperatura utilizada para secagem é de 46 a 48 °C, por um período de tempo que varia de 16 a 32 horas. Nessas estufas, a cebola é colocada em caixas para facilitar o movimento do ar quente.

Basta picá-la ou cortá-la em rodelas, secá-la com papel-toalha, guardar em potes ou saquinhos para congelamento e colocar no freezer ou congelador, onde podem ficar por até 3 meses. A cebola congelada deve ser usada em pratos quentes, como arroz e feijão.

Como consumir
A cebola congelada somente é adequada para uso em pratos cozidos ou assados. Para descongelar, coloque-a em água fervente com sal, ou diretamente ao fogo, durante o preparo do prato. A cebola conserva-se por tempo prolongado, 3 a 5 semanas, sem necessidade de refrigeração.