Que tipo de solo alecrim gosta?

Perguntado por: ebonfim9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A terra de plantio deve estar misturada à areia, lembrando sempre que a planta gosta de solos mais secos. É muito importante criar uma camada que ajude a drenar a água e deixar o solo agradável ao alecrim. Você pode comprar manta bidim ou argila expandida, que são ótimos na drenagem da água.

Prefira solos secos, embora o alecrim tenha flexibilidade na adaptação do plantio. O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino.

As plantas do alecrim podem crescer em todos os solos bem drenados. Elas podem suportar o pH de 5,5 a 8. No entanto, os melhores rendimentos são frequentemente alcançados em solos arenosos a argiloso férteis com pH próximo de 7 e drenagem muito boa.

Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

A planta de alecrim geralmente precisa de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio para prosperar e oferecer de forma sustentável alto rendimento para mais de uma década.

Lucas Teixeira, paisagista à frente da Taperebá Arquitetura Paisagística, recomenda que o alecrim passe ao menos três horas por dia exposto ao sol. “O ideal é a incidência de luz solar, mas na falta pode ser só claridade”, ele diz.

Comprei alecrim anos atrás, mas ele está secando, e agora? Nilda, o alecrim não gosta de muita água: se regado em excesso, ele logo morre. É um arbusto bem adaptado a solos pobres em nutrientes, por isso, é mais provável que ele esteja morrendo por regas demais do que por adubo de menos.

Regue o alecrim com pouca frequência.
O alecrim prefere um solo mais seco, então não exagere na água. Ele ficará feliz com uma quantidade padrão de água para jardim. Ele gosta de buscar a maior parte da sua água nas chuvas.

Alecrim, sálvia e tomilho
Eles são capazes de aproveitar os mesmos nutrientes e condições (luz solar, umidade, etc.), sem representarem ameaça um ao outro. Se plantados em local compartilhado, seja diretamente na terra ou em seja em vasos, tendem a crescer ainda mais bonitos!

Alecrim, sálvia, orégano e tomilho, por exemplo, gostam de solo mais arenoso, o que favorece o plantio no mesmo local. Já hortelã, manjericão e salsa são mais frágeis, gostam de umidade e solo mais rico e, por isso, também combinam entre si.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

O Alecrim é uma planta para ter dentro de casa multiuso: você pode usá-la para decorar sua cozinha e para preparar alimentos! Alecrim fresco é um ótimo incremento para os seus pratos, principalmente cortes de porco.

A terra de plantio deve estar misturada à areia, lembrando sempre que a planta gosta de solos mais secos. É muito importante criar uma camada que ajude a drenar a água e deixar o solo agradável ao alecrim. Você pode comprar manta bidim ou argila expandida, que são ótimos na drenagem da água.

Assim, a recomendação é que se você perceber que os galhos estão muito grandes e se espalhando, corte-os. Lembrando que o corte deve ser feito em alguns centímetros a cada primavera para manter o seu formato. Além disso, sempre faça a poda se notar folhas velhas ou amareladas.

A época mais indicada é entre os meses de setembro e novembro em solo areno-argiloso, leve, bem drenado e com pH neutro ou pouco alcalino, entre 7 e 7,8.