Tem abacate macho e fêmea?

Perguntado por: gferrari . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Embora o abacate tenha flores perfeitas e bissexuais (com órgãos masculinos e femininos), a autofecundação não é suficiente para produzir frutos suficientes (ou nenhum).

Nas variedades do grupo A, as flores abrem primeiro como femininas pela manhã, fechando-se no fim da manhã ou no início da tarde. No dia seguinte, essas mesmas flores abrem como masculinas pela tarde. Nas variedades de abacate do grupo B, as flores abrem como femininas no início da tarde do primeiro dia de floração.

Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.

Utilize uma combinação balanceada com proporções iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. Se você tiver uma árvore adulta que não dá frutos, utilize fertilizantes de nitrogênio no final do inverno e no início do verão. 4 – Ao regar o abacateiro, molhe bem suas raízes. Deixe que sequem antes de regar novamente.

A floração ocorre, normalmente, durante o mês de abril. Os frutos são carnudos, do tipo drupa, com uma só semente. Os abacateiros têm uma característica curiosa no comportamento da sua floração. Em algumas variedades as flores têm os pistilos recetivos de manhã, fecham ao meio-dia e deixam servir o pólen à tarde.

Um abacateiro começa a produzir frutos 3-4 anos após o plantio, mas o agricultor começará a ter ganhos econômicos a partir do 6º ano. Dependendo do ano, meus abacateiros (25 anos) produzem em média 70 a 80 kg de frutos por árvore.

Sua safra vai de maio a novembro. – Hass (A) – também conhecido como avocado, possui casca rugosa e é o menor dos abacates cultivados por aqui. Sua safra é bem extensa, dependendo da região de plantio, indo de março até outubro. É a variedade mais cultivada em todo o mundo.

Polinização de abacateiros
Embora o abacate tenha flores perfeitas e bissexuais (com órgãos masculinos e femininos), a autofecundação não é suficiente para produzir frutos suficientes (ou nenhum).

De acordo com o engenheiro agrônomo Tiago Mercuri, o adubo usado pode ser orgânico, mas o químico também precisa estar presente. Ele explica que o ideal é que seja feita a calagem, processo de aplicação de calcário na terra, de acordo com a análise do solo, e sugere o uso do nitrogênio, do fósforo e do potássio (NPK).

A poda do Abacateiro começa no segundo ano da árvore. Em áreas com invernos frios e geadas, a melhor época para podar Abacateiro é na primavera, após a frutificação. Se você podar no outono ou muito cedo no inverno, o delicado novo crescimento não terá tempo de endurecer o suficiente para resistir aos frios.

Raramente as doenças poderão impedir a árvore de dar fruto a não ser que esteja muito doente. Não é por causa de algumas folhas enroladas ou alguns pulgões que a natureza deixará de dar fruto. Por outro lado, uma fertilização inadaptada por ser muito rica em azoto poderá causar este problema.

A Muda de Abacate Breda enxertado produz mais rápido é uma variedade de abacate que se destaca pela sua alta produtividade e maturação precoce.

Caroço da fruta também é uma opção
Agora, se o seu objetivo é entender como plantar abacate em vaso desde a fase inicial, saiba que é possível cultivar a muda do fruto. Para isso, só é preciso o caroço do abacate. Não há nenhum segredo nessa técnica de cultivo da muda de abacate.

Afinal, as flores do abacaxi são auto-estéreis e o desenvolvimento do fruto é partenocárpico, o que significa que não requer fertilização (por exemplo, de outra flor) para produzir frutos (4). Os polinizadores mais importantes do abacaxi são os beija-flores e as abelhas.

“É uma planta de porte alto, a altura chega a oito metros em média, mas pode ser conduzido com podas mantendo o porte em torno de 3,5 m de altura.

O abacate Fortuna surgiu em Campinas (SP) na década de 1960, quando foi introduzida pelo viveirista Armindo Benati. Tem como características frutos muito grandes, com peso entre 600 e 1000 g, formato piriforme, de casca lisa e verde escuro, polpa amarela e caroço solto.