Como plantar grama?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Você pode plantar gramas de duas formas: a partir de sementes e colocando as placas. Embora o uso de sementes seja a forma mais barata, requer-se muito tempo para a semente germinar e se estabelecer. Além disso, o crescimento da grama pode ocorrer de forma indesejada. Ela pode crescer de forma irregular e não uniforme.

Afofe bem a terra usando uma enxada ou trator específico para isso - essa etapa é muito importante para descompactar o solo e permitir o bom arejamento do gramado. Então, nivele todo o terreno e espalhe por cima uma fina camada de areia, terra vegetal e húmus de minhoca previamente misturados em partes iguais.

O outono é a melhor época para plantar sementes de grama, pois o solo está na temperatura ideal para a germinação. No verão, o solo fica muito quente e pode secar as sementes. No inverno, o solo fica muito frio para as sementes germinarem.

Como plantar grama semeada é muito fácil! Você simplesmente precisará espalhar as sementes uniformemente à mão pelo solo, mas não as deixe nem muito próximas nem muito longe uma da outra. O ideal seria usar cerca de 640 sementes por metro quadrado, mas isso é difícil de se fazer manualmente.

A grama leva em média 30 dias para começar a enraizar. Sugiro aguardar pelo menos 60 dias antes de correr ou praticar esportes no gramado. Sem raízes suficientes, as placas escorregam e a terra afunda.

Se tiver uma enxada faça sulcos e remexa a terra a aproximadamente 10 cm de profundidade para aerar o solo e quebrar qualquer torrão de terra no terreno. Caso o terreno em que se deseja plantar a grama for pobre, infértil e seco, a recomendação é fazer a correção da acidez e adubação previamente.

Preparação da terra
Sendo assim, o primeiro passo é retirar qualquer obstáculo que esteja na área em que você deseja plantar a grama, como entulhos, pedras, lixo, etc. Além disso, é essencial remover as ervas-daninhas. Em seguida, você pode partir para o nivelamento do terreno.

A TERRA ADUBADA é ótima para manter a grama sempre bonita e saudável ajudando na manutenção e recuperação de gramados. A TERRA ADUBADA pode ser usada também para cobrir a grama bastando espalhar por todo o gramado.

A grama não fica totalmente verde assim que é plantada. Especialmente quando é utilizado um método de semeadura, é preciso esperar algum tempo até que as estruturas se consolidem e as folhas cresçam com o tom desejado. Em média, é necessário aguardar cerca de 4 semanas até que os primeiros resultados apareçam.

Na ausência de chuva, o gramado recém-plantado (grama ESMERALDA, SÃO CARLOS, BERMUDAS, etc…) deve ser irrigado diariamente até 20/ 30 dias após o plantio ou até o “pega” (quando não for mais possível retirar os tapetes no solo – grama já soltou raízes).

Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem.

A poda do gramado é um dos principais fatores para manter a vitalidade do gramado. Nos períodos chuvosos, a grama cresce mais rápido e pode exigir cortes a cada 15 dias. Já no clima seco, as folhas demoram mais para se desenvolver, aumentando os intervalos entre as podas.

É necessário que a grama seja molhada abundantemente, para que a água molhe as raízes da grama. Caso seja molhada sob o sol quente, podem adquirir queimaduras solares. Normalmente as gramas necessitam de uma quantidade maior de água durante a estação ativa de crescimento que que quando estão em processo de dormência.