O que é agricultura familiar?

Perguntado por: thipolito . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar ― em contraste com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados).

A agricultura familiar responde por pelo menos metade da produção de inúmeros gêneros agrícolas no Brasil. Dentre eles podemos destacar: café, banana, mandioca, feijão, abacaxi e leite. É significativa também a produção de arroz e milho, além da criação de animais, principalmente aves e suínos.

A multifuncionalidade da agricultura familiar tem sido cada vez mais reconhecida internacionalmente em função de sua importância não apenas na produção de alimentos, mas pela função essencial de gerar emprego e renda a partir de seus sistemas agrícolas diversificados.

A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro, com uma grande diversidade de gêneros alimentícios. São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno.

As vantagens da agricultura familiar
Os principais fatores que levam a isso são: diversificação do cultivo; uso consciente do solo e dos demais recursos naturais; preservação do patrimônio genético das culturas.

A agricultura é uma prática econômica que envolve o cultivo de espécies vegetais para a obtenção de alimentos e matérias-primas. Essa atividade econômica faz parte do setor primário da economia, que compreende as atividades pecuárias e extrativistas, além da própria agricultura.

Quais são as diferenças entre agricultura comercial e familiar? A agricultura familiar, diferentemente da agricultura comercial, utiliza técnicas mais rudimentares e tradicionais, no geral, sem grandes aparatos tecnológicos.

Nesse contexto, parece ser possível afirmar que a agricultura familiar no Brasil surge como uma forma de produção alternativa à monocultura e ao latifúndio do período colonial fortalecendo-se com os impactos sociais, culturais e ambientais ocasionados pela “revolução verde” a partir da década de 1950.

Tipos de Agricultura

  1. Agricultura de Subsistência. Também chamada de “agricultura tradicional”, a agricultura de subsistência é marcada por uma economia agrícola fechada, de autoconsumo. ...
  2. Agricultura Orgânica (Biológica) ...
  3. Agricultura Comercial. ...
  4. Permacultura.