Qual a fruta mais produzida na Bahia?

Perguntado por: icoutinho4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Dentre as principais frutas produzidas no Estado, merece destaque a banana com 1,40 milhão de toneladas, manga com 1,11 milhão de toneladas, citros com 1,02 milhão de toneladas, mamão com 954 mil toneladas, coco com 629 mil toneladas e uva com 120 mil toneladas.

  • Abacaxi (Mil frutos)
  • Melancia (Toneladas)
  • Melão (Toneladas)
  • Tomate (toneladas)
  • Fonte: IBGE/PAM.

Umbu e Cajá – os geladinhos e picolés preferidos do verão!
Com características parecidas, o cajá é famoso por seu gosto peculiar. É possível encontrar três tipos diferentes dessa fruta: Cajá-manga, fruta grande e com muitos espinhos.

Destacam-se, especialmente, o melão, a banana, o abacaxi, a uva e a manga como as frutas mais produzidas na região. A produção ocorre em larga escala e a demanda é expressiva tanto no mercado interno quanto no externo. O calendário de produção abrangente, interessa muito os atacadistas e importadores.

Estados do Nordeste lideram exportação de frutas
De acordo com o ranking analisado em reportagem produzida para a Agência Tatu, Pernambuco se consolidou como o maior exportador de frutas do País, principalmente por conta da cidade de Petrolina, que é referência nacional em fruticultura.

Através de transformações sistêmicas o Estado de Bahia se põe como um produtor ativo de diversas culturas, tendo destaque nas quatro principais que são de soja, algodão, milho e café.

Dessa forma, a Bahia se destaca na produção agropecuária, alcançando relevantes posições e ocupando a liderança nacional na produção de diversos produtos agrícolas, a exemplo de coco, guaraná, manga, mara- cujá, sisal e mamona.

Mais um exemplar de abiu negro foi encontrado na Bahia. A variedade, descoberta em 2016, teve apenas outros dois pés identificados pelos pesquisadores do programa Arboretum, um projeto dedicado à proteção da Mata Atlântica no estado.

Acarajé

O Acarajé é o maior símbolo da culinária baiana, e trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. É difícil achar um soteropolitano que abra mão de um Acarajé em uma tarde de sábado.

Banana

Banana, a fruta mais consumida no Nordeste, fica mais cara em março.

São Paulo é o maior produtor da fruta, com mais de um milhão de toneladas todos os anos. A cidade de Cajati, no Vale do Ribeira, é um exemplo dessa representatividade do estado. A região tem mais de 3.600 propriedades produtoras, o que corresponde a quase 50% do estado.

Esses números colocam São Paulo na primeira colocação de ambas as culturas. Em comparação à soma da produção de todos os outros Estados do País, são números impressionantes.

A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, com lavouras concentradas principalmente em Alagoas, Pernambuco e Paraíba (nessa ordem), sendo também importantes os plantios de algodão (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), de soja (Bahia, Maranhão), milho, tabaco (Bahia), caju, uva, manga, melão e outros ...

Destacam-se as frutas e castanhas, que ocupam 59% das exportações nacionais, e cacau e derivados, responsável por 85% das exportações do Brasil. Não só de agropecuária vivem as exportações nordestinas.