O que é pisar no lagar?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Hieróglifos de épocas pré-dinásticas, encontrados à beira do rio Nilo, já mostram pessoas pisando as uvas para fazer vinho. Essa tradição passou por diversas civilizações, sendo adotada por diferentes culturas ao longo da história. Geralmente, essa prática era realizada em um tanque retangular baixo chamado lagar.

Grande tonel ou tanque em que várias pessoas podiam trabalhar juntas pisando as uvas. Com isso espremiam o suco, que então era coletado em vasilhames.

Entre Hebrom e Berseba encontram-se em todas as encostas dos montes; são abundantes no sul da Judéia; não são menos comuns nos muitos vales do Carmelo; e são numerosas na Galiléia”. O “pisar do lagar” é um símbolo do julgamento divino (Isaías 63:2; Lm 1:15; Apocalipse 14:19-20).

Os lagares são os recipientes mais antigos e eficazes para fermentar uvas e fazer vinhos.

O lagar consiste num tanque baixo, de tamanho variável e planta quadrangular ou retangular, quase sempre de pedra (mais precisamente de granito), no qual se pisam os cachos de uva e fermenta o mosto (suco do fruto antes de completado o processo de fermentação).

Ali naquele lagar Deus chamou Gideão que se tornou um homem forte e preparado. A partir daquele momento não teve mais medo nem precisou mais se esconder de ninguém.

TEMA deste Sermão: Malhando o Trigo no Lagar. Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

Plural do português arcaico lagar, 'lagoa de água pluvial que seca no verão' (do latim vulgar lacale); embora num ou noutro caso mais recente possa derivar de um lagar de azeite ou de vinho.

Hoje, há lagares de cimento, inox, ou mesmo antigos de pedra revestidos de aço inox com controle de temperatura. O mais comum é o de cerca de 80 cm de altura e capacidade de 7,5 mil litros.

No lagar, quase sempre baixo e largo, as partes sólidas têm maior contacto com o mosto líquido, permitindo, consoante o trabalho mecânico exercido sobre as uvas, uma maior extracção de compostos fenólicos (cor, tanino e sabor) das películas da uva e também do engaço, caso esteja presente.

1. Casa onde há aparelho para esmagar uvas ou azeitonas para fazer vinho ou azeite. 2. Tanque em que está esse aparelho.

O lagar é um recipiente de fermentação em granito. Cubas de inox abertas não são lagar. O segredo do lagar não é ser uma superfície aberta, mas sim a sua própria construção em pedra (granito), que acaba por ter uma enorme influência no vinho feito.

Ao pisar as uvas, os trabalhadores devem fazer com os calcanhares, pois isso proporciona um maior nível de extração de suco, cor e polifenóis. Esses elementos são fundamentais para a qualidade superior do vinho. O cuidado para não quebrar as sementes é fundamental e vale ser lembrado novamente.

lagar

O processo da pisa da uva tem início com a fruta sendo colocada em um tanque de madeira que também é chamado de lagar. O lagar tem cerca de 80 cm de altura e capacidade de 7,5 mil litros.

Para começar, vamos já responder a pergunta que muitos querem saber: o nome do tanque onde acontece a pisa é lagar. Ele normalmente é retangular de tamanho variável, quase sempre de pedra (granito) onde as pessoas pisam nos cachos de uva e o mosto (suco) da uva fermenta.

O vinho de péssima qualidade era comumente misturado com ervas aromáticas, mel, resina e frutas para lhe conferir mais sabor de frescor e, com certeza, diminuir a percepção da contaminação acética (que transforma o vinho em vinagre) e da oxidação, que também era um problema comum.