O que é uma videira falsa?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Trepadeira de fácil cultivo, a falsa-vinha cobre muros e paredes. Trata-se de uma trepadeira que praticamente não dá trabalho, uma vez que possui estruturas próprias para escalar muros e paredes, umas "garras" chamadas pelos botânicos de gavinhas.

Frutos Os frutos são pequenas bagas, não comestíveis, e que podem causar problemas estomacais se ingeridas. Frutos se assemelham a pequenas uvas arroxeadas, dispostos em cachos esparsos. Flores As flores são esverdeadas e surgem no verão, mas não têm expressão ornamental.

O tempo de crescimento entre as duas plantas também varia. A falsa-vinha, se bem ensolarada, pode cobrir um muro em até dois anos. A unha-de-gato, por outro lado, leva bem mais tempo para se tornar uma selva de pedra.

Para fazer a propagação desta planta devemos usar estacas de ramos, na época de crescimento da planta, que vai do final do inverno até o verão. Retira-se um ramo, corta-se as folhas da parte que ficará enterrada, deixando um tamanho entre 12 e 15 cm de comprimento.

Afinal, o que são trepadeiras? Como o próprio nome sugere, as trepadeiras são plantas que precisam trepar, ou seja, se agarrar em alguma estrutura para se desenvolverem. Essa estrutura pode ser um muro, uma cerca, uma cobertura ou ainda os ramos de outras plantas.

A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.

Os frutos da videira são denominados de bagas e estão reunidos em cachos.

A falsa-vinha suporta bem o clima brasileiro
A falsa-vinha prefere climas amenos e pode ser cultivada a sol pleno. Regue-a uma vez por semana e plante-a em solo mais argiloso, preparado na proporção de uma parte de areia, duas de terra e duas de composto orgânico.

O processo da videira gerar frutos é demorado, que envolve alto custo. A produção de um vinhedo demora cerca de três anos desde o plantio, para uvas de qualidade destinadas ao vinho. Já a plena produção, com uvas de qualidade superior, requer pelo menos cinco anos.

As videiras, também conhecidas como vinhas, são as plantas responsáveis pela produção das uvas. Quando bem cultivadas, elas podem continuar gerando frutos por cerca de 100 anos, embora algumas ultrapassem essa marca e continuem produzindo.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

O transplante das videiras é realizado em uma parada vegetativa e pode ser feito a partir do momento em que a folha cai até começar a brotar, o que deve ser feito no local final. Na Península Ibérica, as videiras podem ser plantadas de dezembro até a primavera.

Condições do solo
O substrato a ser utilizado deve estar bem adubado com nitrogênio, calcário e compostos orgânicos, mantendo-se o pH na faixa de 5-6. Caso a videira seja plantada no jardim, o solo precisa estar profundo, bem drenado e ligeiramente argiloso ou arenoso.

Rejane fala que ela é uma planta medicinal indicada para o tratamento de problemas como cistite, uretrites e corrimentos. Além disso, tem ação expectorante e antisséptica do aparelho respiratório, no tratamento de sinusite, tosse e bronquite e, externamente, ajuda a tratar psoríase e infecções nas gengivas.

Corte as unhas do gato
Cães e gatos possuem vasos sanguíneos nas unhas, por isso, cortá-las não é uma tarefa simples, visto que pode-se atingir terminais nervosos e machucá-los, causando sangramento e dor. Peça ajuda ao veterinário para saber até que ponto a unha pode ser aparada sem que o animal sinta dor.