Qual região do Brasil produz mais uva?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Rio Grande do Sul

O cultivo de uva no Brasil está concentrado no Sul e Nordeste do país. O Rio Grande do Sul é o maior produtor, sendo responsável por cerca de 49,3% da produção nacional.

O maior produtor de uvas do Brasil é o estado do Rio Grande do Sul. Nesse estado a principal região produtora é a Serra Gaúcha onde a viticultura é desenvolvida em pequenas propriedades, que possuem 15 ha de área, em média,l, sendo destes 40% a 60% de área útil e cerca de 2,5 ha de vinhedos.

Lagoa Grande

Lagoa Grande é a capital da uva e do vinho do Nordeste. O Município conta com grande diversidade cultural, é protagonista de uma saga desafiadora e de uma história de sucesso. O que era antes conhecido como área de exploração no tráfico de drogas, foi transformado na segunda maior região produtora de vinhos do Brasil.

A China

A China já figura como maior produtor mundial de uvas, seguida pela Itália, Estados Unidos, Fig. 5.

Submédio São Francisco

Resumo: A região do Submédio São Francisco é atualmente a maior produtora de uvas do Nordeste brasileiro.

No Brasil, são seis espécies de uvas mais comuns para consumo, divididas entre rústicas e finas. A mais conhecida é a uva Itália, verde ou amarelada, de casca consistente e polpa crocante.

As zonas com maior aptidão para plantio de uvas para consumo in natura abrangem o oeste dos estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba e a quase totalidade do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Jundiaí

Jundiaí fica a pouco mais de 50 km de São Paulo e é conhecida como a Terra da Uva. A cidade integra o Circuito das Frutas e abriga produtores de uva e de vinho.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

Marialva

Conhecida como Capital da Uva Fina, Marialva transformou a vocação rural em atrativo turístico. Localizada no Norte Central Paranaense, a cidade possui 35 mil habitantes.

Imensos parreirais e mangueiras brotam no meio do sertão nordestinoUma região onde antes era conhecida apenas pela seca se tornou o maior exportador de manga e uva sem sementes do país.