Que a Bahia mais produz?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Dessa forma, a Bahia se destaca na produção agropecuária, alcançando relevantes posições e ocupando a liderança nacional na produção de diversos produtos agrícolas, a exemplo de coco, guaraná, manga, mara- cujá, sisal e mamona.

Através de transformações sistêmicas o Estado de Bahia se põe como um produtor ativo de diversas culturas, tendo destaque nas quatro principais que são de soja, algodão, milho e café. Produtora internacional e uma das principais do Brasil!

A atividade econômica na Bahia caracteriza-se, sobretudo, pela elevada participação do setor de serviços, destacando-se, também, a produção petroquímica, de automóveis e papel celulose no setor industrial, além do cultivo de algodão e grãos no setor primário.

Líder nacional na produção de banana, coco, manga, mamão e maracujá, a Bahia é o terceiro maior produtor de melancia e limão, destacando-se também na produção de uvas, cacau, café, feijão. Além disso, é o 2º maior produtor nacional de frutas frescas e o 3º maior exportador.

A cultura da soja na Bahia está altamente concentrada, com apenas quatro municípios respondendo por 77,8% da produção estadual: São Desidério, 12o maior produtor nacional, com participação de 28,8% do total estadual e 1% do total brasileiro; Luís Eduardo Magalhães, 19o no ranking nacional, com 21,7% da produção baiana ...

O PIB do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 22,7 bilhões no primeiro trimestre de 2022, representando 24,3% do PIB estadual para o período.

Dentre as principais frutas produzidas no Estado, merece destaque a banana com 1,40 milhão de toneladas, manga com 1,11 milhão de toneladas, citros com 1,02 milhão de toneladas, mamão com 954 mil toneladas, coco com 629 mil toneladas e uva com 120 mil toneladas.

cidade de Fortaleza

Qual a cidade mais rica do Nordeste? E em primeiro lugar desse ranking aparece a cidade de Fortaleza. A capital cearense é a mais rica do Nordeste e aparece pelo terceiro ano seguido nessa posição. Com R$ 50,3 bilhões, o município ocupa nacionalmente a 11ª posição.

O município de Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia, é o maior produtor de banana do Brasil e um dos maiores do mundo, graças ao projeto Formoso, que canalizou água do rio corrente.

Esses números colocam São Paulo na primeira colocação de ambas as culturas. Em comparação à soma da produção de todos os outros Estados do País, são números impressionantes.

Estados do Nordeste lideram exportação de frutas
De acordo com o ranking analisado em reportagem produzida para a Agência Tatu, Pernambuco se consolidou como o maior exportador de frutas do País, principalmente por conta da cidade de Petrolina, que é referência nacional em fruticultura.

1) Cidade baiana tem o maior PIB do agro do Brasil
O levantamento mostrou qual é o grande campeão do agronegócio em todo o Brasil: São Desidério, no oeste baiano.