Como é a colheita de uvas?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

A colheita da uva de mesa é realizada manualmente, utilizando-se tesoura apropriada, de preferência com pontas arredondadas, e sanificada (com água clorada, por exemplo).

A colheita manual da uva é indicada para retirada de cachos que serão usados em rótulos com produções limitadas, premium ou em vinhedos mais antigos. Dependendo do tipo de terreno e da condução da vinha, um grupo de 10 viticultores pode colher, aproximadamente, 1 hectare por dia.

Sendo do final de dezembro ao final de março, no sul, e final de junho até final de setembro no norte. Vale ressaltar, que no Brasil, por exemplo, a colheita da uva acontece de janeiro a março, na maioria das regiões.

Época de vindima no Brasil
Quando os produtores de vinhos se referem à colheita, eles utilizam a palavra vindima. Ela deriva do verbo latino “vindemio”, que por sua vez, significa “colher uvas”.

A videira desenvolve-se bem em condições tropicais, pois o mesmo favorece o desenvolvimento vegetativo das plantas, que produzem durante o ano todo, de forma que não há períodos de dormência e os ciclos vegetativos são contínuos. No Submédio do Vale do São Francisco, pode-se obter até duas safras e meia/ano.

Os ciclos da uva são divididos em cinco fases: Dormência, brotação, floração, crescimento dos bagos e maturação. Cada uma delas possui uma particularidade essencial para o desenvolvimento da uva e a criação do melhor vinho.

Hoje um Colhedor de Uva ganha em média R$ 1.303,68 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

A uva colhida deve ser acondicionada em recipientes adequados, como, por exemplo, caixas plásticas de 20 kg, com perfurações na parte inferior, tendo o cuidado de não enchê-las demasiadamente, evitando assim o esmagamento da uva pela compressão de um recipiente sobre o outro, com escorrimento de mosto e consequente ...

O vinho é feito a partir do mosto de uva, que passa por um processo de fermentação natural através da ação de leveduras que transformam açúcar presente na uva em álcool e gás carbônico. Quando não há mais açúcar no líquido, as leveduras morrem e a fermentação termina. Leia mais sobre a doçura do vinho.

"As uvas devem ser plantadas em locais com pouca chuva, com boa ventilação e onde não haja umidade. Caso não chova, molhar uma vez na semana é suficiente. Em um ano chuvoso ou com clima desfavorável, podem aparecer doenças como míldio, oíldio e podridão, que devem ser tratadas".

A colheita manual consiste do arranquio das plantas, destaque das raízes e acondicionamento em caixas para transporte. Para o arranquio, pode-se fazer uso de enxadões no caso de plantas mais presas ao solo, conforme o tipo de solo e o teor de umidade deste.

A vitivinicultura, produção de uva e vinho, é uma atividade conduzida e apreciada pelo homem há milhares de anos.

A viticultura é voltada ao cultivo de videira, ou seja, a plantação de uva, independentemente do destino, como consumo in natura, em sucos, geleias ou vinhos.

Considerando-se que o ciclo produtivo da videira pode oscilar de 90 a 130 dias, dependendo da cultivar, pode-se obter até duas safras e meia por ano, mediante a adequação das técnicas de produção.