O que é agroecologia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

A agroecologia refere-se ao estudo da agricultura desde uma perspectiva ecológica. Tem como unidades básicas de análise os ecossistemas agrícolas, abordando os processos agrícolas de maneira ampla, não só ...

O que é Agroecologia? É uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável.

O Plano foi estruturado em seis grandes objetivos, distribuídos em quatroeixos: 1) produção, 2) uso e conservação de recursos naturais, 3) conhecimento e 4)comercialização e consumo.

A agroecologia promove desenvolvimento rural sustentável, agregando conhecimento científico e saber tradicional para proteger e desenvolver as plantações, além de proporcionar melhores condições sociais e econômicas aos produtores rurais.

Elas são baseadas nos seguintes pilares: socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

A Agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como a: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, etc.

A Agroecologia é o estudo da agricultura com base em uma perspectiva ecológica. É um tipo de prática agrícola que privilegia o uso dos recursos naturais com mais consciência, mantendo e respeitando o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo.

A agroecologia tem como base o respeito à vocação agrícola regional e o uso de sementes tradicionais ou crioulas, como resgate e valorização da cultura alimentar local. Já a produção orgânica muitas vezes é feita com base na monocultura e independente de ser parte dos costumes e hábitos locais.

Vantagens da utilização das formas da agroecologia

  • suas monoculturas degradam a paisagem.
  • produz altos índices de toxidade pelos agroquímicos utilizados.
  • elimina a biodiversidade.
  • degrada o solo.
  • polui os recursos hídricos.
  • maximiza a utilização da energia gerada no próprio sistema natural.

A cientista brasileira Ana Maria Primavesi é considerada a mãe da Agroecologia. Annemarie Baronesa Conrad (nome de solteira) nasceu em 1920 na Áustria e cursou agronomia estimulada pelo amor à natureza.

As práticas são experimentadas e passadas pelos agentes multiplicadores, muitas vezes por agricultores e agricultoras chamadas de “experimentadores”.

A Agroecologia não se propõe a tomar o lugar de outras ciências. Logo, há coisas que se resolvem no âmbito das ciências exatas ou naturais, assim como há coisas que se resolvem no campo da política e não são, necessariamente, do campo de estudo da Agroecologia.