O que é Agronegócio?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Agronegócio, abreviado como "agro", é a junção de inúmeras atividades que envolvem de forma direta ou indireta qualquer parte da cadeia produtiva agrícola ou pecuária.

O agronegócio, também conhecido por agrobusiness, compreende as atividades econômicas ligadas à agropecuária, ao manejo de florestas para comércio e serviços (silvicultura) e ao extrativismo vegetal. Esse termo foi cunhado na década de 1950, mas popularizou-se na década de 1970, no auge da Revolução Verde.

A principal atividade a que o agronegócio serve é a produção de alimentos, o que inclui desde cereais, grãos e hortaliças até carne bovina, suína e frutos do mar. Nesse processo, não estão inclusos apenas os criadouros e as lavouras, mas também as usinas de beneficiamento de ração, leite, óleo e outros.

Agronegócio é a junção de uma série de atividades econômicas relacionadas à produção e comércio de produtos agrícolas. Essa área envolve desde a produção e distribuição de suprimentos agrícolas até o armazenamento, processamento e distribuição desses itens.

Sendo assim, o Técnico em Agronegócio é um agente de transformação que atua como parceiro do produtor rural, utilizando técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista pela produtividade e lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida do meio rural.

O agronegócio brasileiro se supera ano após ano, posicionando o país como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja.

Em suma, o agronegócio ocupa um lugar de destaque na economia mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, pois garante o sustento alimentar das pessoas e sua manutenção, além disso, contribui para o crescimento da exportação e do país que o executa.

Quais os produtos agrícolas cultivados no Brasil?

  • Cana-de-açúcar. A cana-de-açúcar foi o primeiro produto de cultivo da história do Brasil e continua ocupando um importante espaço na economia, pois somos o maior produtor do mundo.
  • Café ...
  • Laranja. ...
  • Soja. ...
  • Tabaco. ...
  • Cacau. ...
  • Milho.

Os dois termos podem parecer sinônimos, mas representam conceitos diferentes. O cultivo agrícola (agricultura) e a criação de animais para abate (pecuária) compõem a agropecuária. Já o agronegócio abrange toda a cadeia produtiva da agricultura e da pecuária.

O setor vem ganhando os holofotes, devido às suas capacidades de expansão de produtividade e produção e de geração de oportunidades de emprego em várias regiões. O Agronegócio encontra-se atualmente como o maior negócio da economia brasileira, sendo uma das principais locomotivas do progresso do país.

Técnicos em agronegócio podem trabalhar em empresas comerciais e de fomento, estabelecimentos agroindustriais e revendas.

Um agrônomo é um profissional que atua na área da agricultura e possui conhecimentos específicos sobre plantas, animais, solos, clima e tecnologias relacionadas à produção agrícola.

Quanto ganha um profissional de Agronegócios? A média salarial para o graduado em Agronegócio é de R$ 2,5 a R$ 4 mil. Confira abaixo a média salarial para o profissional da área de acordo com porte empresarial, experiência profissional e tipos especialidades.

Hoje, as melhores oportunidades de trabalho no agronegócio estão na implementação de projetos digitais, uma atividade que geralmente é exercida de dentro de um escritório, e sem precisar sair das cidades ou se mudar para o campo.

O agronegócio hoje é responsável por 52,2% de tudo exportado no Brasil, e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por incrementos tecnológicos usados no campo. Percebe-se que o agronegócio no Brasil tem sido o propulsor da economia, mesmo em tempos difíceis vividos pela pandemia do COVID-19.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi criado pelo governo federal com a missão de alavancar o parque industrial brasileiro, mas hoje financia mais a agropecuária do que a indústria.