Tem abacateiro macho?

Perguntado por: nguterres7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Embora em uma mesma planta exista flores masculinas e femininas, ambas apresentam maturação em épocas diferentes. Em determinado grupo de variedades de abacateiro (A), as flores femininas abrem-se de manhã e fecham-se à tarde, enquanto que as masculinas fechadas de manhã, abrem-se à tarde.

Polinização de abacateiros
Embora o abacate tenha flores perfeitas e bissexuais (com órgãos masculinos e femininos), a autofecundação não é suficiente para produzir frutos suficientes (ou nenhum).

Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.

Nas variedades do grupo A, as flores abrem primeiro como femininas pela manhã, fechando-se no fim da manhã ou no início da tarde. No dia seguinte, essas mesmas flores abrem como masculinas pela tarde. Nas variedades de abacate do grupo B, as flores abrem como femininas no início da tarde do primeiro dia de floração.

Utilize uma combinação balanceada com proporções iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. Se você tiver uma árvore adulta que não dá frutos, utilize fertilizantes de nitrogênio no final do inverno e no início do verão. 4 – Ao regar o abacateiro, molhe bem suas raízes. Deixe que sequem antes de regar novamente.

Um abacateiro começa a produzir frutos 3-4 anos após o plantio, mas o agricultor começará a ter ganhos econômicos a partir do 6º ano. Dependendo do ano, meus abacateiros (25 anos) produzem em média 70 a 80 kg de frutos por árvore.

Em algumas plantas, é possível reconhecer claramente machos ou fêmeas, mas na maioria dos vegetais os indivíduos exercem tanto o papel feminino quanto o masculino. Algumas plantas, sem nenhum pudor, trocam de sexo durante a vida.

A floração ocorre, normalmente, durante o mês de abril. Os frutos são carnudos, do tipo drupa, com uma só semente. Os abacateiros têm uma característica curiosa no comportamento da sua floração. Em algumas variedades as flores têm os pistilos recetivos de manhã, fecham ao meio-dia e deixam servir o pólen à tarde.

Raramente as doenças poderão impedir a árvore de dar fruto a não ser que esteja muito doente. Não é por causa de algumas folhas enroladas ou alguns pulgões que a natureza deixará de dar fruto. Por outro lado, uma fertilização inadaptada por ser muito rica em azoto poderá causar este problema.

De acordo com o engenheiro agrônomo Tiago Mercuri, o adubo usado pode ser orgânico, mas o químico também precisa estar presente. Ele explica que o ideal é que seja feita a calagem, processo de aplicação de calcário na terra, de acordo com a análise do solo, e sugere o uso do nitrogênio, do fósforo e do potássio (NPK).

Sua safra vai de maio a novembro. – Hass (A) – também conhecido como avocado, possui casca rugosa e é o menor dos abacates cultivados por aqui. Sua safra é bem extensa, dependendo da região de plantio, indo de março até outubro. É a variedade mais cultivada em todo o mundo.

Sabendo utilizar estes cultivares, o agricultor pode colher abacate praticamente o ano todo; de dezembro, com a cultivar Geada, a novembro do ano seguinte, com a cultivar Breda.

Para quem não conheça a planta, até pode parecer que o abacateiro não tem flores, porque estas são de reduzida dimensão (cerca de 1 cm de diâmetro, quan- do a flor está aberta) e pouco vistosas. A sua cor, entre o verde pálido e o amarelo, faz com que se possam confundir com os caules e as folhas.

Caroço da fruta também é uma opção
Agora, se o seu objetivo é entender como plantar abacate em vaso desde a fase inicial, saiba que é possível cultivar a muda do fruto. Para isso, só é preciso o caroço do abacate. Não há nenhum segredo nessa técnica de cultivo da muda de abacate.