Qual é a altura de um pé de abacate?

Perguntado por: oflores7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Características: o abacateiro, cujo fruto é o abacate, é uma árvore perenifólia, de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5mm a 10mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado.

Persea americana Mill. Características morfológicas: Árvore de aproximadamente 9 m de altura, podendo alcançar 18m.

Com comprimento que varia de 15 a 20 centímetros e peso que atinge até 1,5 quilo, a fruta tem formato oval e possui caroço grande e liso. A árvore que dá origem ao abacate tem copa aberta, ramos bifurcados e altura que pode chegar a 20 metros, além de muita longevidade.

No entanto, com base em referências internacionais, o rendimento de uma árvore madura por ano pode variar de 45 a 320 kg ou 7-13 toneladas por hectare (1, 2) . O tamanho do fruto é uma importante característica de qualidade.

A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.

De acordo com Silva, o clima no Brasil é favorável para o plantio – para ter um abacateiro em casa, porém, é necessário de espaço. “É uma planta de porte alto, a altura chega a oito metros em média, mas pode ser conduzido com podas mantendo o porte em torno de 3,5 m de altura.

Corte as pontas e as folhas da parte superior do caule quando ele chegar a 30 cm de altura. Quando o pé de abacate chegar a 30 cm de altura você vai precisar aparar as pontas e remover as folhas na parte superior para encorajar o crescimento da árvore.

Use a tesoura para cortar as pontinhas que estiverem crescendo em áreas onde você não quer que tenha novos galhos. Como a poda intensa tende a reduzir a produção de frutos e fazer a árvore crescer muito rapidamente, os cortes pequenos e frequentes são uma forma melhor de manter o crescimento do abacateiro controlado.

O espaçamento mais empregado é de 10 x 10m. As covas devem ter 60 x 60 x 40cm. Além disso, recomendamos que separe de um lado a terra da primeira camada de 15cm para misturar com adubo e de outro a do subsolo, que deverá ser colocada em volta da muda na hora do plantio.

Hass (A) – também conhecido como avocado, possui casca rugosa e é o menor dos abacates cultivados por aqui. Sua safra é bem extensa, dependendo da região de plantio, indo de março até outubro. É a variedade mais cultivada em todo o mundo.

As raízes do abacateiro não possuem radicela. Em condições propícias de profundidade e arejamento do solo, podem atingir mais de 6m, todavia, aproximadamente 80% do volume radicular se concentra a 1m de profundidade (Koller, 1984).

QUANTO TEMPO LEVA DO PLANTIO À COLHEITA? O ciclo do abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral. Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.

O abacateiro é originário da América Central e se adaptou muito bem a diferentes regiões do Brasil. Quando cultivado em solo, pode atingir, aproximadamente, 20 metros de altura, durante a fase adulta. Há muitas variedades de abacate: breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde, quintal e avocado.

A Muda de Abacate Breda enxertado produz mais rápido é uma variedade de abacate que se destaca pela sua alta produtividade e maturação precoce.

O abacateiro não precisa de muito cuidado, além de rega frequente. Como regra geral, verifique o solo uma vez por semana para ver se está seco e apenas regue uma quantidade moderada quando o solo estiver seco. O excesso de água pode danificar suas raízes rasas e a própria planta.

O período mais indicado para realização de enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro. Por cerca de doze meses após a enxertia, a união do enxerto com o porta-enxerto ainda não está completa, principalmente para a variedade Hass.