Quanto tempo leva para o alecrim da flor?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A colheita pode ser realizada após 90 dias do plantio, mas, se você puder esperar, prefira fazer a colheita ao segundo ou terceiro ano da planta, para não prejudicar seu desenvolvimento. Você pode cortar até 50% do arbusto, na primavera e, se preferir, outra vez no outono.

O alecrim floresce quase todo o ano e não necessita de muitos cuidados especiais nos jardins.

Pode ser que não enraizaram, alguma praga atacou com mais força aquela planta ou ainda, o adubo não foi o suficiente bem naquele local que ela cresceu. Em todo caso, uma tesoura de poda vai dar conta, removendo os galhos secos e dando mais espaço pro sol atingir os outros ramos.

Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

É uma planta que adora a luz solar direta. São necessárias de três a cinco horas de iluminação por dia. Além desses cuidados, você pode realizar podas que ajudam a manter a aparência original da plantinha. Depois de noventa dias, o alecrim já está pronto para ser colhido e apreciado.

Como conservar alecrim
O alecrim-do-campo fresco dura de 10 a 14 dias se for refrigerado. Basta embrulhá-lo em papel-toalha molhado e colocar em um saco plástico na geladeira.

Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma muito agradável.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

Luz: o alecrim gosta de luminosidade, por isso é importante que ele receba diariamente pelo menos 3 horas de luz solar direta. Rega: não exagere na água. O alecrim não gosta de excesso de umidade, regar de duas a três vezes por semana já é suficiente.

No vaso. O alecrim no quarto pode ter um efeito tranquilizante, se você é muito agitado na hora de dormir, essa erva pode ser um excelente aliado.

Comprei alecrim anos atrás, mas ele está secando, e agora? Nilda, o alecrim não gosta de muita água: se regado em excesso, ele logo morre. É um arbusto bem adaptado a solos pobres em nutrientes, por isso, é mais provável que ele esteja morrendo por regas demais do que por adubo de menos.

A planta de alecrim geralmente precisa de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio para prosperar e oferecer de forma sustentável alto rendimento para mais de uma década.