Quando posso colher o alecrim?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ele cresce mais nessas estações, ou seja, esse é o melhor momento para a colheita, pois os raminhos retirados voltam a crescer com rapidez. Colha um pouco de alecrim todos os dias ou uma vez por semana para estimular o crescimento de novas folhas.

Quando e como colher alecriam para mudas e óleo essencial – Rosmarinus officinalis. A maioria dos agricultores não colhem alecrim nos primeiros 15-21 meses, após a semeadura ou estabelecimento das plantas. Partir do segundo ano, eles colhem uma ou duas vezes por ano.

Como fazer e conservar alecrim seco em casa
Quando seco corretamente, o alecrim se mantém muito aromático: espalhe folhas e flores em uma bandeja coberta por papel toalha e deixe em local seco e escuro por pelo menos duas semanas ou até que as folhas estalem quando amassadas.

No início da primavera, corte de 5 a 10 cm dos raminhos externos mais longos e cheios. Remova as partes mortas e os galhos entrecruzados para diminuir o tamanho de um arbusto que cresceu demais. Não corte mais do que um terço do que a planta cresceu no ano.

Vire os raminhos de alecrim a cada um ou dois dias para garantir uma secagem uniforme. Você saberá que ele está seco quando o alecrim perder sua flexibilidade, tanto no caule como nas folhas. Isso deve levar cerca de duas semanas.

Além disso, se você regar muito essa planta, ela poderá não resistir. Então, a dica é regá-la, no máximo, duas vezes por semana com dois dias de intervalo (claro, sempre observando se essa rotina está sendo benéfica para a sua plantinha). O importante é que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.

Como consumir o tempero alecrim
A erva pode ser ingerida in natura, como tempero, em pó ou ser usada na forma de óleo. Combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

Não apare demais a planta e sempre deixe algumas folhas verdes nos galhos. Coloque os galhinhos colhidos em um cesto ou tigela. Para usar uma quantidade pequena de alecrim fresco de cada vez, é só colher algumas folhas da extremidade dos ramos sempre que precisar. Só retire a quantia que você quer usar no momento.

No vaso. O alecrim no quarto pode ter um efeito tranquilizante, se você é muito agitado na hora de dormir, essa erva pode ser um excelente aliado.

Alecrins bem cuidados podem produzir por mais de 10 anos!

Escolha o método para plantar o alecrim
Pode plantar o seu alecrim através de galhos, de mudas ou através da semente de alecrim. O uso de substratos contribui para o desenvolvimento saudável do alecrim, tornando-se mais resistente às pragas.

Rega: não exagere na água. O alecrim não gosta de excesso de umidade, regar de duas a três vezes por semana já é suficiente. Poda: depois de um tempo do plantio, faça podas para que sua planta permaneça sempre bonita e saudável.

Você pode utilizar o alecrim seco ou fresco. O seco tem o sabor um pouco mais concentrado, por isso deve ser usado com um pouco mais de moderação.

Poda. Não basta aprender como cultivar alecrim e depois esquecê-lo, afinal de contas, ainda existem as podas para serem feitas. Não se engane: elas são muito importantes para o desenvolvimento das plantas! Assim, a recomendação é que se você perceber que os galhos estão muito grandes e se espalhando, corte-os.