O que fazer para não deixar a orquídea morrer?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Regá-las uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Enquanto o substrato estiver úmido, não precisa regar. Você sabia que as orquídeas não morrem depois que as flores acabam? A maioria das orquídeas têm um período de dormência que pode durar semanas ou meses.

Cinco dicas para manter sua orquídea saudável

  1. 1) Deixe a flor com luminosidade indireta e ventilação. ...
  2. 2) Mantenha a planta úmida, não encharcada. ...
  3. 3) Replantio tem hora certa. ...
  4. 4) Misture substratos. ...
  5. 5) “Estresse” a planta antes do florescimento.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol. Sendo assim, recomenda-se colocar a orquídea próxima a alguma janela. Isso, claro, desde que ela não fique voltada para o sol entre 10h e 16h. Além disso, orquídeas também gostam de ambientes arejados.

Ela pode estar murcha por sentir falta de água – ou o excesso! Muitas vezes, na crença de que as orquídeas não gostam tanto de serem regadas faz com que as pessoas evitem até demais. O ideal é molhar uma vez por semana, mas há momentos em que ela “pede” por mais água, desde que ela não fique acumulada nas raízes.

Tudo o que você precisa fazer é tirar a orquídea do sol forte e mais nada. Deixe a folha se recuperar e, de novo, o serzinho clorofilado saberá se precisa daquele parte ou não.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

Uma determinada espécie de orquídea, será regada pouco se estiver plantada no musgo, mas deverá ser regada com uma frequência maior se estiver plantada em vaso com casca de pinus e poderá ser regada todos os dias, ou até várias vezes ao dia se estiver sem nenhum substrato ou plantada na madeira.

Nenhuma variedade precisa ser regada todos os dias. Na verdade, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Ao contrário de muitas plantas de casa, as orquídeas só devem ser regadas quando começarem a secar. Regar apenas quando estiverem quase secas imita o ambiente natural delas.

Borrifar água nas flores pode evitar o problema.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

O replantio (ou transplante da orquídea com flores murchas)

  1. O pé da planta deve ser lavado na água para humedecer suas raízes;
  2. Em seguida, poderá trocar o substrato do frasco;
  3. Por fim, poderá replantar a planta em seu novo substrato, onde suas raízes irão se desenvolver pouco a pouco.

Observe se as folhas da orquídea estão murchas ou desidratadas. Muitas vezes as flores parecem bonitas e vistosas, mas quando você baixa o olho para as folhas e vê que elas estão enrugadas ou retorcidas, isso significa que a flor não estão tão saudável, e portanto terá uma durabilidade menor!