O que pode plantar junto com alecrim?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Eles podem aproveitar os nutrientes, a luz solar e a umidade sem tornarem-se ameaças uns para os outros. Além disso, quando plantados no mesmo espaço, tornam-se visualmente harmônicos e bastante agradáveis.

1 – Alecrim, sálvia e tomilho
Essas plantas de origem mediterrânea gostam de terra bem arenosa e bem drenada e não necessitam de tanta água. Ficam ótimas juntas e foram uma floreira super aromática!

As propriedades alelopáticas compatíveis também favorecem o cultivo combinado dos dois vegetais. Alecrim, sálvia e tomilho: por requererem os mesmos cuidados, os três vão muito bem juntos e podem ser plantados tanto em canteiros quanto em vasos.

Saiba quais plantas não podem ser cultivadas juntas

  • Mentas. Se plantadas no mesmo local, junto com outras plantas, as mentas acabam morrendo ou matando a espécie vizinha. ...
  • Pimenta. Como consome muitos nutrientes do solo, ela acaba prejudicando as demais plantas. ...
  • Salsinha. ...
  • Cebolinha e nirá ...
  • Morango. ...
  • Pepino e girassol.

Alecrim, sálvia, orégano e tomilho, por exemplo, gostam de solo mais arenoso, o que favorece o plantio no mesmo local. Já hortelã, manjericão e salsa são mais frágeis, gostam de umidade e solo mais rico e, por isso, também combinam entre si.

O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino. Procure um lugar bem iluminado para colocar o vaso e deixar a plantinha crescer. Ela vai precisar de muita luz diariamente.

Conheçam outras plantas que são parceiras para uma horta de sucesso.

  • Alecrim, sálvia e tomilho. ...
  • Chicória, abóbora e rabanete. ...
  • Repolho, brócolis e espinafre. ...
  • Batata, feijão e ervilha. ...
  • Salsão e couve. ...
  • Manjericão.

Apanhe do pé, um galhinho de arruda e um de alecrim. Guarde na carteira ou na bolsa e, quando secarem, jogue em um jardim florido. Lave bem as mãos após o contato com a arruda, pois ela é tóxica. Repita a simpatia quantas vezes quiser.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

Comprei alecrim anos atrás, mas ele está secando, e agora? Nilda, o alecrim não gosta de muita água: se regado em excesso, ele logo morre. É um arbusto bem adaptado a solos pobres em nutrientes, por isso, é mais provável que ele esteja morrendo por regas demais do que por adubo de menos.

PLANTAS INIMIGAS (ANTAGÔNICAS)
Elas apresentam problemas quando cultivadas próximas ou em sucessão. Veja na tabela abaixo, exemplos de plantas que não devem ser consorciadas com a cultura principal.

A comigo-ninguém-pode também é uma espécie que deve ser evitada dentro de casa. Segundo o paisagista, as partes venenosas dessa planta são as folhas, caule e a seiva. Suas folhas contêm oxalato e, ao ter contato com elas ou ingeri-las, os sintomas variam de uma irritação leve no local até vômitos e sangramentos.

Há quem pense que dá para cultivar várias espécies de plantas juntas no mesmo vaso, mas isso não é verdade! Algumas plantas são antagônicas, ou seja, elas competem por espaço, luz, nutrientes e água. Neste caso, uma acaba se sobressaindo, fazendo com que a outra morra.

Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.