Por que o pé de alecrim seca?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 18 votos

causar a esse estresse hídrico se o alecrim secar por baixo provavelmente é devido a rega excessiva que levou a podridão das raízes ou ao ataque de fungos. neste. caso deixe o solo secar completamente antes de regar novamente especialmente se isso acontecer durante os meses.

Comprei alecrim anos atrás, mas ele está secando, e agora? Nilda, o alecrim não gosta de muita água: se regado em excesso, ele logo morre. É um arbusto bem adaptado a solos pobres em nutrientes, por isso, é mais provável que ele esteja morrendo por regas demais do que por adubo de menos.

Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

Não exagere nem nas regas nem na adubação, uma vez que a planta vem de lugares de solo pobre e seco, onde venta muito e o sol não dá trégua. São esses dois erros básicos, aliás, que causam a morte de muito alecrim em hortas caseiras: regar demais e deixar em lugar sombreado.

É comum usar o alecrim seco em carnes de porco, de frango e de carneiro (como no caso das receitas mediterrâneas). Experimente também usar essa erva nas receitas com frutos do mar, como em molhos, caldeiradas, risotos e na preparação do chá de alecrim.

Erro: pouco sol e muita água
Se o alecrim está seco, a falta de sol e o excesso de água podem ser os responsáveis, como é o caso da planta do vídeo. Olha só que matemática maluca a dessa planta: menos sol e mais água é igual a um alecrim seco.

causar a esse estresse hídrico se o alecrim secar por baixo provavelmente é devido a rega excessiva que levou a podridão das raízes ou ao ataque de fungos. neste. caso deixe o solo secar completamente antes de regar novamente especialmente se isso acontecer durante os meses. frios.

Luz: o alecrim gosta de luminosidade, por isso é importante que ele receba diariamente pelo menos 3 horas de luz solar direta. Rega: não exagere na água. O alecrim não gosta de excesso de umidade, regar de duas a três vezes por semana já é suficiente.

O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino. Procure um lugar bem iluminado para colocar o vaso e deixar a plantinha crescer. Ela vai precisar de muita luz diariamente.

A planta de alecrim geralmente precisa de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio para prosperar e oferecer de forma sustentável alto rendimento para mais de uma década.

É ideal para quem gosta de criatividade na hora de cozinhar. Além disso, plantar alecrim é muito bom para a saúde, já que a planta pode ser utilizada como remédio caseiro. Um simples chá com essa planta pode ajudar a melhorar a digestão, relaxar os músculos e até aliviar dores relacionadas a contusões e reumatismo.

Sinal de excesso de água (planta fica com estresse hídrico e entra em colapso metabólico, amarelando as folhas de toda a planta).

O uso do alecrim no imaginário popular
Segundo uma lenda de origem cigana, o alecrim tem uma característica divina, porque terá aparecido pela primeira vez perto do estábulo onde nasceu Jesus, no preciso local onde Maria jogou a água do banho de Jesus.

Poda. Não basta aprender como cultivar alecrim e depois esquecê-lo, afinal de contas, ainda existem as podas para serem feitas. Não se engane: elas são muito importantes para o desenvolvimento das plantas! Assim, a recomendação é que se você perceber que os galhos estão muito grandes e se espalhando, corte-os.