Tem que lavar o alecrim?

Perguntado por: vmatos . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Como são temperos naturais, o primeiro passo é lavar bem todas as ervas, o ideal é que você não as retire do talo. Depois de lavadas, seque bem para não deixar água acumulada.

1ª – Conservar na água sem lavar: ervas como alecrim, tomilho, sálvia, orégano e hortelã se dão bem com a água e podem durar por até 15 dias. O manjericão é um pouco mais sensível, se conservando bem por em torno de 7 dias. Uma dica importante é que não adianta comprar e já colocar no vaso com água.

Coloque uma colher de sopa de água sanitária (10 ml) para cada litro de água. Ou seja, se na sua bacia cabem 2 litros de água, coloque 2 colheres de sopa de água sanitária. A água sanitária usada não deve ter cheiros nem outro tipo de produto. ela deve conter somente cloro.

Ele serve principalmente para consumo como chá ou para tempero no preparo de carnes, legumes, sopas e molhos. Além do uso na culinária, o alecrim também serve como repelente natural contra insetos e é usado na fabricação de produtos químicos como fragrâncias, xampus, produtos de limpeza etc.

O certo é cortar os galhos dos temperos em diagonal, pois eles podem estar desidratados e isso vai dificultar a absorção da água. É importante conservá-los em um copo com água longe do sol, envolvendo em um plástico para manter a umidade e ir trocando a água todos os dias.

Como as folhas são finas e os galhos maleáveis, a planta é resistente às intempéries climáticas. O especialista também recomenda que, nos primeiros meses de cultivo, o solo seja mantido úmido para que a espécie possa se desenvolver bem. E a dica de Myrian é regar as plantas de vaso duas vezes na semana.

Como consumir Alecrim Desidratado? O Alecrim Desidratado é fácil de usar! É um excelente tempero, que pode ser usado em todos os tipos de carnes, mas chefes de cozinha indicam seu uso em aves, carne de porco ou cordeiro.

O principal para armazenar suas ervas e mantê-las frescas é inserir no fundo do pote um papel toalha úmido, isso irá ajudar na manutenção da umidade. Depois disso, coloque na geladeira na parte mais baixa do refrigerador, para que as ervas não queimem ou congelem com a temperatura muito baixa.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

Para que serve o alecrim? Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.

O chá de alecrim contém propriedades que geram inúmeros benefícios para o organismo. Ele serve para melhorar a digestão e a função cognitiva, melhora a circulação e aumenta a pressão arterial (sendo benéfico para quem tem pressão baixa), e ainda pode prevenir o câncer e tratar problemas de pele.