Quantas horas de sol o alecrim precisa?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

3 horas

Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

para o alecrim se desenvolver bem deve receber todos os dias. no mínimo cinco horas de luz solar direta Essas são algumas dicas que vão contribuir para que o alecrim tem um melhor.

A planta gosta principalmente de luminosidade, por isso deve receber luz solar diretamente por, pelo menos, cinco horas diárias.

O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino. Procure um lugar bem iluminado para colocar o vaso e deixar a plantinha crescer. Ela vai precisar de muita luz diariamente.

Rega: não exagere na água. O alecrim não gosta de excesso de umidade, regar de duas a três vezes por semana já é suficiente.

Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.

Não exagere nem nas regas nem na adubação, uma vez que a planta vem de lugares de solo pobre e seco, onde venta muito e o sol não dá trégua. São esses dois erros básicos, aliás, que causam a morte de muito alecrim em hortas caseiras: regar demais e deixar em lugar sombreado.

Um dos primeiros cuidados com alecrim deve ser a iluminação. Isso porque essa é uma erva que adora a luz solar e precisa que os raios solares atinjam as suas folhas por, pelo menos, cinco horas por dia para crescer saudável.

Num vaso grande e furado, um quadrado de 40 cm (vaso da linha Cubo, da Vasart), nossa jardineira faz uma camada de drenagem e coloca uma parte da sua mistura de substrato. Aí, é só remover o alecrim do vaso original, fazer um cafuné no torrão pra soltar as raízes e, replantá-lo na casa nova.

Comprei alecrim anos atrás, mas ele está secando, e agora? Nilda, o alecrim não gosta de muita água: se regado em excesso, ele logo morre. É um arbusto bem adaptado a solos pobres em nutrientes, por isso, é mais provável que ele esteja morrendo por regas demais do que por adubo de menos.

Geralmente, o alecrim não suporta temperaturas muito baixas, embora as plantas mais velhas sejam mais resistentes, o ideal é protegê-la de geadas ou do frio extremo. Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia.