O que fazer para guardar uma rosa para sempre?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Misturar meio limão, duas colheres de chá de açúcar e duas de vinagre branco em um litro de água é uma receita simples e caseira que pode ser colocada junto com a água do vaso, pois prolonga a vida das rosas, segundo a Flores Online. Faça isso sempre que trocar a água.

Basicamente, apenas necessita de pendurar o arranjo floral pelos talos, ou seja, virado para baixo, preferencialmente com um cordel de materiais naturais para não partir os talos. Deverá escolher um local com bastante luz natural e arejado. Nestas condições, ao fim de um mês já deverá ter o seu arranjo seco.

Coloque as pétalas onde fiquem expostas a uma grande quantidade de ar. O melhor lugar para colocar suas pétalas é sobre uma superfície plana e bem ventilada, mas sem contato direto com o sol. Pétalas secas no sol ficam quebradiças. Evite também colocar as pétalas em uma área úmida, pois elas podem apodrecer.

Cuidados importantes no processo
Para secagem ao ar, deixe-as em um local seco e arejado, por um período de três semanas com as pétalas viradas para baixo. Para preservar a cor das flores, é importante evitar qualquer entrada de luz solar no ambiente depois de apará-las.

Como secar pétalas de rosas de forma fácil e rápida ️ Em um prato, coloque uma folha de papel toalha e depois espalhe as pétalas, dando um leve espaço entre elas. Leve ao microondas por 1 minuto/ 1min/30, dependendo da potência.

As rosas e hortênsias podem ser desidratadas no varal (ao ar), já aquelas que precisam ter suas cores e estruturas conservadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. Outro método para secagem das hortênsias é o vaso com água.

As flores cortadas devem ser guardadas em ambiente fresco, úmido, com iluminação moderada, bem arejado, mas sem corrente de ar e sem luz solar direta. A umidade precisa estar entre 60 e 70%, atendendo às exigências da maioria das flores e folhas.

3 – Leve a flor ou flores ao forno durante cerca de 2 horas a uma temperatura entre os 90ºC e os 100ºC. Veja como estão as flores a meio e se já estiverem a encolher, pode retirá-las do forno. 4 – Deixe as flores arrefecerem completamente antes de pegar nelas.

Misture 60 ml de laca e 90 ml de álcool desnaturado em um balde. Não use a laca antes de eventos de exibição de rosas. O álcool desnaturado costuma ser usado como produto de limpeza, mas é tóxico quando ingerido. Portanto, use equipamento de proteção e lave bem as mãos depois de manuseá-lo.

Pode utilizar dois materiais. A primeira opção, é distribuir as flores e as folhas entre papel de cera e colocá-las dentro de um livro pesado; quanto mais pesado, melhor. A outra opção passa por utilizar papel de jornal e depois envolvê-lo em papel de cozinha e numa última capa de cartão.

Comece colocando as flores entre duas camadas de papel absorvente, a seguir, coloque livros pesados na parte superior. Ou coloque as flores entre as páginas do livro em si. Acomode na parte superior do livro um tijolo ou qualquer outro elemento pesado.

Guarde as flores em um lugar escuro.
Assim que possível, guarde as flores em um lugar escuro, como um armário ou a despensa, para evitar que a luz do sol as resseque. Escolha um local ventilado.

SIMPATIA PARA CONQUISTAR ALGUÉM DIFÍCIL
Recolha as pétalas do chão e coloque-as em uma vasilha junto com um papelzinho com o nome da pessoa que deseja conquistar. Acenda uma vela branca sobre um prato e deixe-a queimar até o fim. Depois, jogue as pétalas, o papel e os restos da vela em uma lixeira.

Por exemplo, não os deixe em contato com a parede de trás da geladeira, já que às vezes contêm gelo e poderá congelá-los. O congelamento fará com que as pétalas murchem.

Pétalas de rosa: são comestíveis, saboreie-as!
Há mais na vida do que apenas decoração, há também gulodice! Utilize as pétalas de rosa desbotadas e murchas como ingrediente em receitas culinárias, cada uma mais deliciosa do que a última.

Para tornar-se uma rosa que dura anos, a planta precisa passar por um processo chamado de preservação de plantas – a seiva natural é substituída por um produto conservante, que vai preservar o frescor, a textura, a beleza e a durabilidade da flor.