Porque as raízes das orquídeas saem do vaso?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Tem, e podem ser um destes: ou a planta foi mal plantada, ou o vaso é pequeno. Plantas de hastes longas, podem ficar instáveis e, para corrigir isso, a orquídea começa a produzir raízes para os lados, como se quisessem se agarrar em algo.

Aí, o jeito é tirar a planta com o maior cuidado do vaso velho, lavar bem as raízes para eliminar o substrato antigo e colocá-la num vaso novo, que tenha pelo menos uns três dedos de espaço na frente para a planta crescer.

Pode cortar a raiz aérea? As raízes para cima da orquídea não devem ser cortadas. A não ser que elas se quebrem ou fiquem muito secas.

Você encontra solos específicos para orquídeas, com musgo, substância mais adequada para a planta com uma beleza exuberante. Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem.

Elas costumam ser mais cinzentas e duras, e se erguem para cima em busca da umidade do ar, ajudando a buscar mais nutrientes para a orquídea. Elas não devem ser cortadas, e nem mesmo “dobradas” para dentro do substrato, pois podem morrer caso isso aconteça, já que foram “preparadas” para ficar “no ar”.

Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento. Essas pontas coloridas são justamente uma comprovação de que a planta respondeu ao tratamento: são as células mais ativas das raízes, responsáveis pelo crescimento.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Corte também todas as raízes que você notar que estão em muito mau estado. Pode ser que elas estejam enegrecidas ou castanhas, com a parte exterior seca, mas com o centro da raiz, o fio principal no interior, completamente podre.

Débora, pode cortar, sim, mas isso não será suficiente para tratar a planta. Sua orquídea provavelmente está doente, atacada por fungo ou bactéria.

Independente de secarem as hastes, você pode cortá-las e “forçar” a orquídea a tomar o caminho que você quer. Caso você corte apenas a parte que secou (ou que pode secar), na altura no terceiro “nódulo” da haste, vai nascer em breve uma haste secundária com novas flores.

Uma determinada espécie de orquídea, será regada pouco se estiver plantada no musgo, mas deverá ser regada com uma frequência maior se estiver plantada em vaso com casca de pinus e poderá ser regada todos os dias, ou até várias vezes ao dia se estiver sem nenhum substrato ou plantada na madeira.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

Só claridade não vai estimular a planta a dar flores, você precisa colocar a sua orquídea bem próximo de uma janela ou num local que ela receba algumas horas do sol fraquinho. Ou seja, as orquídeas precisam receber sol somente no comecinho do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco.