Porque meu pé de babosa não cresce?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Você está regando a planta menos que o necessário. A temperatura do ambiente está baixa demais. A temperatura do ambiente está alta demais. A babosa está tomando pouco sol.

Babosa que não cresce
Como já mencionado, durante o verão, a babosa entra em estado de dormência para se adaptar à falta de água. Durante esse período, a planta não cresce e pode ser um motivo para a sua estagnada. Por outro lado, a babosa também deve ser podada para promover a sua propagação.

Para essa planta, é ideal fazer uma adubação de manutenção com fertilizante NPK 10-10-10, duas ou três vezes por ano. Ou então você pode usar um adubo orgânico, como, por exemplo, o esterco de gado curtido ou o húmus de minhoca. Você pode incorporar esse adubo no solo e a babosa vai agradecer muito.

A babosa gosta de ambientes ensolarados e cheios de luz e não suporta o excesso de água. Durante o verão, regue semanalmente, já no inverno, ela só precisa de água de duas a três vezes ao mês. Se quiser retirar uma das folhas para usar a gelatina da babosa nos cabelos ou na pele, a dica é começar de baixo para cima.

Não use as folhas até que a planta esteja bem estabelecida. Caso esteja cultivando a babosa para propósitos medicinais, pode ser bom esperar cerca de dois meses até começar a usar as folhas. A babosa cresce em direção ao sol, o que pode resultar em crescimento lateral.

Recomenda-se cultivar a planta babosa em sol pleno ou meia-sombra. Por essa razão, se você cultiva a sua babosa dentro de casa procure reservar um ambiente em que sua planta receba ao menos 8 horas de luz natural por dia. No sala de estar, por exemplo, você pode posicioná-la sobre uma mesa, próxima a uma janela.

Se você perceber que a maior parte das raízes da Aloe vera está estragada, é preciso um esforço um pouco maior da sua parte para salvar a planta, que nem sempre dá resultado. Nesse caso, você pode tentar retirar as folhas maiores (com uma faca). Corte aproximadamente metade da planta.

Com uma pá pequena ou uma faca, enterre a ferramenta ao lado do broto e faça uma alavanca, pra arrancar gentilmente a planta pequena com raíz e tudo. Essa é a melhor forma, já que a estrutura toda da planta está formada, inclusive, com raízes. Aí, é só transplantar pra um vaso a sua muda de babosa.

Ao escolher plantar o broto, você deve separá-lo ou cortá-lo da babosa. Eles ficam na base da planta, tem suas próprias raízes, porém estão unidos a planta mãe. Você deve separar ou cortar o broto da planta, e, caso tenha que cortar, espere cicatrizar. Depois, é só plantar.

Por conter propriedades antibióticas, a babosa pode ajudar no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.

Rega: como uma boa planta suculenta, a Aloe Vera não gosta de solos encharcados. Por isso, regue uma vez por semana e pulverize água sobre a planta. Luminosidade: a babosa é uma planta que gosta de sol. Ela precisa de muita luz solar direta, por pelo menos 8h por dia, mas pode ser cultivada sob meia-sombra também.

Essa plantinha ama a luz do sol e ela é muito importante para o seu crescimento. Deve receber iluminação direta por pelo menos oito horas por dia. Mas lembre-se sempre que a babosa é acostumada a climas mais tropicais, então tome muito cuidado com temperaturas muito frias.