Qual o tipo de babosa que a gente pode tomar?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A planta faz parte da família Aloe, que possui mais de 300 espécies, mas a esteticista e dermaticista Patricia Elias pontua que o tipo mais ideal para ingerir é a Aloe vera (outra forma de se referir à babosa).

A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.

babosa-verde, Aloe saponaria (Aiton) Haw. babosa-listrada e Aloe vera L. Burm.

Como fazer o suco de babosa

  1. Primeiramente, folhas lavadas e devem ser abertas com cuidado usando uma lâmina;
  2. O gel da babosa deve ser retirado e somente essa porção da planta será utilizada;
  3. Em seguida, coloque o gel no liquidificador;
  4. Bata com 500 ml de água.

Para saber se a babosa é medicinal ou não basta cortar uma folha (lembrando que colhemos sempre a folha inteira e não pedaços dela) e deixar ela durante a noite em cima de papel. Se ela ficar avermelhada na área do corte, assim como na foto, é a medicinal.

Suculenta nativa da África do Sul, acaule, muito baixa (até 10cm de altura) e de crescimento moderadamente lento - de forma que deve ser plantada em local pequeno, como vasos e jardineiras.

O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite. Além disso, por ser um potente anti inflamatório, o suco da babosa ajuda a tratar inflamações, podendo ser uma boa opção para tratar problemas no estômago.

O gel de babosa pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada da pele. Ele tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre) e anestésicas (alivia dores musculares e ósseas).

Para retirar o gel puro de babosa, você deve cortar uma folha e imergi-la em água por pelo menos 20 minutos para retirar as substâncias tóxicas.

Mesmo com esses cuidados, é importante manter-se atento quanto às formas de utilização da babosa. A Anvisa não recomenda a ingestão da planta, mas o estudioso argumenta que tomando o cuidado de retirar as substâncias mais agressivas, não há problema.

Ele estimula o funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Além disso, acelera o metabolismo e é rico em vitamina C. E no fígado o limão faz maravilhas, graças ao antioxidante eriocitrim.

Cuidados no consumo do suco de babosa
No caso do suco de babosa, a dose geralmente varia em torno de 200 ml a 240 ml ao dia, mas, sempre seguindo a orientação do seu médico ou nutricionista. Pois, o uso exagerado pode causar diarreia. Isso acontece devido às propriedades laxativas presentes na Aloe Vera.

Entretanto, existem poucas contraindicações da babosa a se considerar. Apesar de ser raro, a planta pode causar alergias e irritações locais se forem utilizadas de maneira incorreta. Além disso, não é indicado consumir aloe vera, pois ela pode causar cólicas e diarréias.

Aloe vera é o nome científico de uma das espécies de planta da família aloe, que popularmente é chamada de babosa e é utilizada desde a antiguidade, no norte de África. A babosa é consumida para fins medicinais há cerca de 6 mil anos – idade de onde se tem registro do seu uso, pelos egípcios!

A Babosa é uma planta medicinal de uso milenar por diversas culturas. Seu nome Aloe, significa substância amarga e brilhante, e vera significa verdadeira. Na literatura é encontrada com a sinonímia Aloe barbadensis.