Quanto tempo leva para produzir babosa?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A babosa pertence a família das Liliaceae e sua estrutura folicular é bem parecida com o cacto. Quando atinge sua fase adulta, a planta chega a produzir de 15 a 30 folhas por ano.

A primeira colheita da folha é realizada aproximadamente cinco anos depois do plantio e quando a planta já está adulta é possível fazer a colheita a cada seis meses. A babosa é uma planta de origem africana que gosta de clima quente e seco.

Para essa planta, é ideal fazer uma adubação de manutenção com fertilizante NPK 10-10-10, duas ou três vezes por ano. Ou então você pode usar um adubo orgânico, como, por exemplo, o esterco de gado curtido ou o húmus de minhoca. Você pode incorporar esse adubo no solo e a babosa vai agradecer muito.

O crescimento da babosa pode levar até duas semanas, depois do seu plantio.

O solo para plantação de babosa deve ser uma mistura de terra, areia e um adubo. É importante que esse último seja rico em fósforo. A plantinha pode ser originada de um broto ou de uma folha. Além desses materiais, é importante comprar pás e tesouras, pois ajudam no cuidado.

O Aloe vera (também conhecido como babosa) é uma planta nativa das regiões tropicais, mas pode ser cultivada em casa em diversos climas. Ela é fácil de cuidar depois que se aprende o básico. Com um pouquinho de dedicação, a planta pode viver por anos e anos.

Recomenda-se cultivar a planta babosa em sol pleno ou meia-sombra. Por essa razão, se você cultiva a sua babosa dentro de casa procure reservar um ambiente em que sua planta receba ao menos 8 horas de luz natural por dia. No sala de estar, por exemplo, você pode posicioná-la sobre uma mesa, próxima a uma janela.

A babosa gosta de ambientes ensolarados e cheios de luz e não suporta o excesso de água. Durante o verão, regue semanalmente, já no inverno, ela só precisa de água de duas a três vezes ao mês. Se quiser retirar uma das folhas para usar a gelatina da babosa nos cabelos ou na pele, a dica é começar de baixo para cima.

Pelo menos 8 horas por dia de sol direto ou no máximo meia sombra são necessárias para manter a plantinha bonita e viçosa. Por ser uma planta suculenta, a babosa não gosta de terras molhadas demais. Se você optar por plantar babosa em vaso, garanta que os modelos escolhidos tenham furos para drenagem no fundo.

Uma folha vira várias novas plantas
Mais um jeito de obter mudas de babosa: por pedaços da folha. Dá pra fazer várias mudinhas, cortando a folha em segmentos de cerca de 3 cm, e espetá-los num vaso com areia. Não precisa aguardar cicatrizar a folha ou mesmo secar aquela baba.

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos. No entanto, antes de consumir, é preciso consultar um médico!

A Babosa é uma planta medicinal de uso milenar por diversas culturas. Seu nome Aloe, significa substância amarga e brilhante, e vera significa verdadeira. Na literatura é encontrada com a sinonímia Aloe barbadensis.

A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.

A babosa precisa de muito sol. Então se você deseja cultivar sua planta dentro de casa, escolha um local bem ensolarado, a beira de uma janela ou varanda. Esse espaço deverá receber pelo menos 8 horas de luz natural por dia. Essa regra vale principalmente para quem mora em regiões muito frias.

isso posso consumir qualquer tipo de barbosa. não você não pode não deve existir mais de 300 espécies do gênero à noite muitas são venenosas. geralmente a espécie que mais consume de aloé vera tem um sinônimo também científico que aloe barbadensis na.