Quanto tempo vive um pé de babosa?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O Aloe vera (também conhecido como babosa) é uma planta nativa das regiões tropicais, mas pode ser cultivada em casa em diversos climas. Ela é fácil de cuidar depois que se aprende o básico. Com um pouquinho de dedicação, a planta pode viver por anos e anos.

dez anos

Da babosa é possível obter diversos produtos de uso cosmético e medicinal, pois ela é um ótimo bactericida, cicatrizante e tem capacidade para reidratar os cabelos e a pele. Mas a planta, que permanece mais de dez anos em produção, também é cultivada para fins ornamentais.

Luminosidade: é importante que a planta seja cultivada em sol pleno ou meia-sombra. Caso seja cultivada no ambiente interno, deve receber ao menos 8 horas de luz natural por dia. Rega: uma vez por semana. A babosa não gosta de solos encharcados, e não se deve utilizar mangueiras.

A babosa gosta de ambientes ensolarados e cheios de luz e não suporta o excesso de água. Durante o verão, regue semanalmente, já no inverno, ela só precisa de água de duas a três vezes ao mês. Se quiser retirar uma das folhas para usar a gelatina da babosa nos cabelos ou na pele, a dica é começar de baixo para cima.

Como já mencionado, durante o verão, a babosa entra em estado de dormência para se adaptar à falta de água. Durante esse período, a planta não cresce e pode ser um motivo para a sua estagnada. Por outro lado, a babosa também deve ser podada para promover a sua propagação.

O estudo identificou a babosa branca como hospedeira preferencial do besouro Metrogaleruca obscura e os riscos fitopatológicos para áreas de preservação ambiental do adensamento incorreto de espécimes na arborização urbana.

A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.

Rega: como uma boa planta suculenta, a Aloe Vera não gosta de solos encharcados. Por isso, regue uma vez por semana e pulverize água sobre a planta. Luminosidade: a babosa é uma planta que gosta de sol. Ela precisa de muita luz solar direta, por pelo menos 8h por dia, mas pode ser cultivada sob meia-sombra também.

Para isso, basta tirar uma muda de uma planta maior e plantá-la em outro vaso. Atenção especial ao sol, já que apesar de se adaptar bem a climas diversos, a babosa gosta de bastante sol. Se você tem um espaço bastante ensolarado na varanda, ela vai se dar bem por lá.

Recomenda-se cultivar a planta babosa em sol pleno ou meia-sombra. Por essa razão, se você cultiva a sua babosa dentro de casa procure reservar um ambiente em que sua planta receba ao menos 8 horas de luz natural por dia. No sala de estar, por exemplo, você pode posicioná-la sobre uma mesa, próxima a uma janela.

A babosa não requer podas no sentido geral: só é necessário remover os caules gastos ou folhas mortas. Folhas que se tornaram laranja ou amarelas devem ser cortadas a fim de garantir mais nutrientes para as partes verdes da planta, mantendo a planta saudável.

A Babosa é uma planta medicinal de uso milenar por diversas culturas. Seu nome Aloe, significa substância amarga e brilhante, e vera significa verdadeira. Na literatura é encontrada com a sinonímia Aloe barbadensis.