É certo tomar vinho com gelo?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

A resposta para essa questão é sim! Você pode muito bem colocar gelo no vinho, porém, vale ressaltar que ele poderá perder algumas de suas principais características, como o verdadeiro aroma e paladar.

O médico e viticultor Sebastião Ferro não percebe mal nenhum colocar gelo no vinho. Segundo ele, essa combinação vai de acordo com o paladar de cada pessoa. A princípio, a moda de colocar umas pedrinhas de gelo na taça com vinho surgiu na França e se propagou entre os jovens daquele país.

Temperaturas de serviço
No geral, os espumantes, vinhos rosés e brancos, se estiverem muito gelados farão com que as papilas gustativas tenham dificuldades para sentir os sabores. Já se muito quentes, vão ressaltar o álcool se tornando enjoativos.

O ideal é que seja servido entre 6°C e 8°C, se for leve e doce; 7°C e 10°C, caso seja jovem, meio-seco ou encorpado; e de 10°C a 12°C, para os que são encorpados. Caso fiquem mais quentes, vão apresentar álcool em excesso.

Vinhos tintos encorpados
Em regras gerais, os tintos encorpados devem ser servidos levemente frescos, ou seja, entre 17º e 21º. Mais uma vez, se a bebida passou pelo barril de carvalho, ela pode ser servida um pouco mais quente, para que os seus aromas e sabor sejam apreciados em detalhes.

De uma forma geral, é indicado que espumantes, vinhos brancos e rosés sejam servidos mais frios. Isso porque, gelado, esses rótulos têm sua acidez e sensação de frescor destacadas pela baixa temperatura.

A dica é colocar sempre um pouco de água junto com o gelo, bem como algumas pedras de sal grosso, o qual ajuda a conservar o gelo por mais tempo! Indicado mais para espumantes, como são consumidas mais rapidamente após abertas ou apenas para transporte das bebidas, ele mantém ela gelada por no máximo 30 minutos.

O recomendado é segurar a taça pela haste ou pela base. Isso ajuda a manter a temperatura por mais tempo. Se você segurá-la pelo bojo, poderá elevar a temperatura do vinho mais rapidamente.

É melhor segurá-las pelo caule ou pelo pé, para ajudar a rodar a bebida e liberar seu aroma. Essa medida também é importante para que as marcas de digitais no copo não interfiram na cor e na claridade do vinho. Serve também para não esquentá-lo além do devido. Por isso, taças sem haste são as melhores.

Água, água, água e mais água
Para evitar uma ressaca de vinho daquelas, procure tomar água entre as taças. Uma boa ideia é tomar pequenos goles de água com gás que, além de ajudar a hidratar, ainda limpa o paladar e torna a degustação ainda mais interessante.

O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular.

Pode guardar Vinho Quente? Guarde seu Vinho Quente preferencialmente em um recipiente de vidro bem fechado em geladeira por até 3 dias.

A Lei nº 7.678/1988, indica ainda, que os vinhos secos precisam ter até 4 gramas de açúcar por litro. Já os suaves, precisam ter a partir de 25 gramas por litro.