Qual tipo de vinho é bom para o coração seco ou suave?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular.

O tinto seco é considerado o melhor vinho para saúde e o mais indicado para se obter todos os benefícios da bebida. Isso porque, na fabricação, as sementes e cascas da uva são preservadas, o que faz com que a concentração de polifenóis seja maior do que nas outras variedades.

Quais os melhores vinhos para proteger o coração? O vinho branco possui uma boa quantidade de antioxidantes, mas o vinho tinto se destaca no quesito benefícios à saúde, devido à maior concentração de resveratrol nas uvas utilizadas na bebida.

Por exemplo, uma taça de vinho não faz mal para ninguém e quem tem pressão alta pode beber vinho sem causar danos à saúde e o aumento da pressão.

Uma das dúvidas mais comuns é a de que o vinho faz bem para a saúde? Ou até mesmo pessoas perguntando os benefícios do vinho! A resposta é sim! Estudos comprovam a existência de diversos benefícios do vinho para a saúde, sendo os principais com efeitos em problemas do coração, diabetes, digestão e até mesmo depressão.

vinho tinto

O cardiologista Adelson Miranda, reforça que tomar vinho, moderadamente, pode prevenir doenças cardiovasculares. “O vinho tinto, preferencialmente, atua na redução das lipoproteínas de alta densidade (colesterol LDL), aumentando o colesterol de baixa densidade (colesterol HDL)”, explicou o médico.

Além disso, o tinto seco é considerado o melhor vinho para saúde, porque, na fabricação, as sementes e cascas da uva são preservadas, o que faz com que a concentração de polifenóis seja maior do que nas outras variedades.

Muito se especula sobre os benefícios do vinho tinto para a saúde. No entanto, pesquisas recentes comprovam que a bebida na medida certa reduz o colesterol e a pressão alta. Segundo um estudo italiano, o ideal é ingerir duas taças de vinho tinto por dia.

Medicação antihipertensiva deve ser tomada diariamente , o uso de bebida alcoolica deve ser feita com moderação , mesmo o vinho . NÃO HÁ PROBLEMAS EM CONSUMIR O VINHO, DESDE QUE, COM MODERAÇÃO. APESAR DISSO, RECOMENDO QUE SEJA TOMADO, NO MÍNIMO 60 MINUTOS ANTES E ATÉ 60 MINUTOS APÓS A INGESTA DA MEDICAÇÃO.

Ao combinar os remédios para pressão e o álcool, o efeito pode ser a diminuição da pressão arterial. Dessa forma, o paciente que passa pelo tratamento pode apresentar vertigem, dores de cabeça, alterações na corrente sanguínea e frequência cardíaca.

Na verdade, não se deve misturar nenhum medicamento com bebidas alcóolicas!

A nutricionista explicou por que o vinho, assim como o suco de uva, é apontado como benéfico: possui substâncias que inibem a oxidação do colesterol ruim (LDL – Lipoproteína de Baixa Densidade) e diminuem a agregação plaquetária no sangue, contribuindo para melhorar a função vascular.

Pesquisas ao redor do mundo investigam se vinho dá sono
Para boa parte deste número, o álcool torna-se uma alternativa acessível para relaxar e induzir o sono. De acordo com o levantamento, o consumo de bebida alcoólica antes de ir para a cama pode contribuir para a redução da latência do sono.

A recomendação do consumo diário de vinho varia muito de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Entretanto, de maneira geral, recomenda-se que – se for diário – não deve ultrapassar uma taça de 150mL para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para oferecer os benefícios para a saúde.

O tipo da bebida mais indicada é o vinho tinto seco.

São muitos estudos que comprovam que o consumo diário e moderado de vinho tinto pode prevenir doenças relacionadas ao coração. Muitos cientistas e pesquisadores afirmam que o conteúdo antioxidante contido no vinho ajuda no aumento dos níveis de colesterol bom do corpo.