Como se chama caruru?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

O caruru — também conhecido como bredo — é uma planta herbácea do gênero Amaranthus, que pode atingir entre 30 e 40 cm de altura.

O que é o caruru? O caruru é uma planta daninha — isso significa que ela é uma invasora das plantações e pode ser muito prejudicial às culturas. O caruru pertence ao gênero Amaranthus; existem cerca de 6 tipos brasileiros de caruru que aparecem com frequência nas lavouras: Caruru-roxo: Amaranthus hybridus var.

– O caruru-roxo tem como característica a coloração roxa no caule e pecíolos, além de sua inflorescência ser roxa. – Já o caruru-branco se diferencia do caruru-roxo por sua inflorescência ser de coloração esverdeada, pois o caule e pecíolo podem ou não apresentar coloração arroxeada.

O A. hybridus é uma planta daninha anual, monóica (apresenta flores masculinas e femininas na mesma planta) e ereta. É também conhecido pelos nomes comuns de : bredo, bredo gigante, caruru, caruru bravo, caruru gigante, caruru de folha larga.

O cariru, também denominado caruru ou joão-gomes, tem como re- gião de origem a África tropical.

Caruru de espinho (Amaranthus spinosus)

Imunidade fortalecida. As folhas de caruru são ricas em diversos nutrientes que ajudam a fortalecer a ação protetora da imunidade. Entre os nutrientes que compõem a planta estão cálcio, vitamina A e C (ambas anti-inflamatórias), vitaminas do complexo B e potássio.

Significado de Caruru
substantivo masculino [Brasil] Nome de várias plantas da família das amarantáceas. Iguaria da culinária brasileira, de origem africana, muito popular na Bahia. Trata-se de uma espécie de papa feita com camarão seco e quiabo, bem temperada com azeite-de-dendê e muita pimenta.

"Caruru" procede do termo africano kalalu. Outra possibilidade é que seja substantivo de etimologia tupi, caá-riru, a erva de comer, como define Câmara Cascudo. É um caso curioso de vocábulos semelhantes, e que gera certa confusão entre a planta e o prato.

O caruru é comumente associado à momentos religiosos e festivos, sendo servido ao lado de muitos pratos regionais e simbólicos – como o vatapá, farofa de dendê, feijão fradinho - ou, como recheio do acarajé. Muitas vezes acompanha camarão e cozidos, mas também pode ser servido com feijão, arroz e salada.

Amaranthus hybridus L.: bredo-vermelho, caruru-bravo, caruru-roxo, chorão, crista-de-galo.

vermelhas e/ou com espinhos são tóxicas. Não são.

A folha do bredo pode ser consumida de forma fresca, seca e pode também se misturar com outros ingredientes.

A planta, que cresce em uma espécie de arbusto, acompanha os pratos tradicionais do período (veja vídeo acima). Tudo para que não falte matéria-prima para as receitas que levam o bredo, que é servido com peixe frito, bacalhau ou camarão, sempre com molho de coco.

As folhas, principal parte da planta utilizada, possuem sabor semelhante ao espinafre e é normalmente é preparado refogado, compondo o recheio de várias preparações, como tortas, quiches, pastéis, mas também pode ser acrescentado na moqueca ou em uma sopa.