Como se chama cachorro-quente no Brasil?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

hotdog

Famoso no mundo todo, o hotdog é popularmente chamado de cachorro-quente no Brasil e é difícil encontrar quem não gosta. Até porque, nosso país é tão diverso, que isso se reflete nas receitas. Não à toa, a combinação de pão, salsicha, mostarda e ketchup possui inúmeras versões por aqui.

[ Culinária ] Sanduíche de salsicha, geralmente feita num pão alongado. Plural: cachorros-quentes |chô|. Origem etimológica:cahorro + quente, tradução do inglês hot dog. Plural: cachorros-quentes |chô|.

Nordeste. A região Nordeste não é conhecida por seus Hot Dogs, porém dá para encontrar alguns exemplares diferente. O cachorro quente da Paraíba por exemplo contém carne moída bem temperada, ovo de codorna, azeitona, vinagrete, coentro e queijo coalho ralado.

Dogão do Rio de Janeiro
Acrescentar um ovo de codorna é bastante comum no Estado, mas já pensou num cachorro-quente com algumas uvas-passas?

Cachorro quente no Norte. Na região Norte o cachorro quente pode ser encontrado pelo nome de x-caboquinho, que possui ingredientes como tucumã, queijo coalho e lascas de coquinho. Em Manaus o lanche se chama Kikão e leva salsicha, molho de tomate, maionese, batata palha e queijo ralado.

São Paulo. O paulistano adora completar seu “dogão” com mostarda, ketchup, maionese e batata-palha.

Por volta de 1926 o empresário Francisco Serrador, idealizador da famosa Cinelândia, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, começou a venda de cachorro quente em seus cinemas. o lanche ficou conhecido na região e inspirou até marchinha de carnaval, porém a grande popularização do cachorro quente no Brasil ...

“Quero um cachorro quente com 2 vinas” – é assim que Curitibano pede um cachorro quente! Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos. Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba?

Todos nós conhecemos o famoso ¨Pancho¨ que no Brasil chamamos de cachorro-quente ou de hotdog.

Passaporte é um famoso lanche de Maceió, uma variação do famoso cachorro-quente com tudo que se tem direito, inclusive carne moída.

Um cachorro-quente. Un perrito caliente. [...]

O nome Frankfurter Würstchen aparece na Alemanha por volta de 1860 como denominação de origem geográfica protegida e só pode ser usado para a salsicha que vem da região de Frankfurt.

Em Belém, há uma grande diferença entre hot dog e cachorro-quente: o primeiro é o clássico com salsicha, já o segundo é um sanduíche que leva carne moída. E lá no Sul, tchê, o lanche é recheado também com chucrute por influência da imigração alemã.

3. Kikão. Pão com salsicha e molho, comumente chamado de hot-dog ou cachorro quente em outros cantos do mundo, mas em Manaus é Kikão.

ล๊อตเตอรี่

Cachorrinho é a resposta do Porto ao cachorro-quente. O pão é fino e crocante, a salsicha, fresca e grelhada.