Como se chama a lepra nos dias de hoje?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

O Brasil é o único país do mundo que fez a mudança de nome de lepra para hanseníase, em 1976. A medida veio com o objetivo de diminuir o estigma milenar associado à doença.

Hanseníase em números
Cerca de 94% dos casos notificados concentram-se em 13 países e, infelizmente, o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking com o maior número de casos, ficando atrás apenas da Índia.

A doença pode apresentar principalmente 4 formas clínicas: indeterminada, borderline ou dimorfa, tuberculoide e virchowiana. Em termos terapêuticos, somente 2 tipos são considerados: paucibacilar (com poucos bacilos) e multibacilar (com muitos bacilos).

A lepra é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A bactéria é transmitida por contato de longo prazo com pessoas que têm lepra. Não se contrai lepra apenas por tocar casualmente ou passar perto de uma pessoa com a doença. Além disso, os tatus podem transportar a lepra.

Porém, o que muitos não sabem é que no Brasil todos os anos centenas de pessoas contraem doenças pelo consumo ou simples contato com animais silvestres. Um desses bichos é o tatu, um forte disseminador da bactéria que causa o Mal de Hansen, popularmente conhecido como lepra.

Simão

Simão, o Leproso, é uma pessoa mencionada em Mateus 26 e Marcos 14. Segundo as narrativas no evangelhos, Jesus visitou a casa de Simão em Betânia e foi ali que uma mulher derrama um caro perfume sobre a cabeça de Jesus. Moravam também em Betânia Maria, Marta e Lázaro.

Dependendo da gravidade da infecção, os antibióticos são tomados por 6 a 12 meses e, às vezes, até dois anos. Os medicamentos escolhidos dependem do tipo da lepra. Todos eles são tomados por via oral: Multibacilar: A combinação padrão de medicamentos é dapsona, rifampicina e clofazimina.

Brasil registra mais de 17 mil novos casos de hanseníase em 2022; conheça os sintomas e cuidados. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que, em 2022, mais de 17 mil novos casos de hanseníase foram diagnosticados no Brasil.

A principal causa da hanseníase é a bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. É um parasita que atinge, principalmente, os tecidos epiteliais e nervosos. A infecção ocorre por meio de vias respiratórias ou secreções, até se instalar nos nervos periféricos e no tecido epitelial do doente.

Segundo Milton, é justamente nestes casos que o Kit NAT Hanseníase pode ser um aliado valioso. Os exames atualmente disponíveis são a baciloscopia, que busca visualizar a bactéria, e a histopatologia, que analisa as alterações do tecido.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte. Curar um leproso era tão difícil como ressuscitar um morto. Os sacerdotes tinham a função de "declarar puro" um leproso que tivesse sarado, mas não tinham o poder de "torná-lo puro", isto é, de curá-lo.