Como saber se estou em débito com o IPTU?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Para consultar a dívida ativa de IPTU com o CPF basta acessar o site da Prefeitura do município onde se localiza o imóvel ou presencialmente na própria Prefeitura. Dessa forma, é possível emitir uma guia para pagamento e regularizar a situação.

Para consultar o débito atualizado, basta acessar o portal da Dívida Ativa, no site dividaativa.prefeitura.sp.gov.br/, clicar em “consulta/pagamento/parcelamento".

A maioria das prefeituras já disponibiliza o serviço de consulta de débitos de IPTU online. Basta acessar o site da prefeitura da sua cidade tendo em mãos o número de inscrição do imóvel. Rapidamente você já saberá o valor da dívida, formas de pagamento e poderá imprimir sua guia para quitação.

É possível consultar o valor atual da dívida. Esse é um processo simples, pois a maioria das prefeituras disponibiliza a consulta de débitos de IPTU de forma online. Basta acessar o site do município, com o número de inscrição do imóvel e pronto!

Consultar Histórico Financeiro de Imóvel da União

  1. Preencher os dados para consulta. Acesse o Portal SPU, informe o número do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) e clique em 'OK'. Portal SPU. ...
  2. Verificar a relação de débitos. Consulte a situação do débito do imóvel administrado pela Secretaria de Patrimônio da União.

Veja o passo a passo de como ver o seu CPF negativado e possui o nome na lista de proteção ao crédito:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”;
  3. Cadastre-se, caso ainda não tenha;
  4. Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
  5. Entre com seu login e senha;
  6. Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.

A maioria delas prescreve em 5 anos, mas algumas podem levar até 10. No caso da dívida ativa, ela só prescreve se for tributária. Ou seja, IPTU, IPVA e Imposto de Renda podem prescrever, sim. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até 5 anos.

Caso o proprietário seja notificado pela prefeitura e mesmo assim não pague o IPTU, o imóvel entra em dívida ativa municipal e pode ser levado a leilão para quitar o débito. Em alguns casos, o imóvel pode ser até mesmo penhorado e leiloado em praça pública para pagar a dívida.

Para consultar a matrícula de imóvel online, você pode realizar uma pesquisa no site Registradores. No portal, você deverá criar um login de usuário e senha para conseguir ter acesso às informações. Em seguida, identificar o Cartório de Registro de Imóvel competente, cidade ou estado e número da matrícula do imóvel.

Mas afinal, pagar o IPTU dá o direito de usucapir? A resposta é relativa, apenas o pagamento do IPTU não significa que você é dono do imóvel, porém pode ser considerado uma das provas em um eventual processo de usucapião, mas em casos isolados, essa prova não tem tanta relevância.

Para consultar o IPTU e descobrir a numeração, você pode acessar o site da prefeitura ou da Secretaria da Fazenda, informando o CPF ou o número de cadastro do imóvel. Também é possível localizar o número do IPTU nos boletos de pagamento enviados pelas prefeituras aos contribuintes.

Para a regularização de débitos, o cidadão deve acessar a página dividaativa.prefeitura.sp.gov.br, clicar na opção “consulta e pagamento” e selecionar o botão IPTU.