Quanto tempo leva para o imóvel ir a leilão?

Perguntado por: odias9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.

Um imóvel pode ir a leilão em praticamente qualquer ocasião, basta que o proprietário do bem tenha uma dívida. Porém, é preciso encontrar formas menos onerosas para o devedor pagar as dívidas, como a penhora de valores em conta bancária ou de outros bens.

de 1 a 3 dias úteis

Na maioria dos casos, o prazo varia de 1 a 3 dias úteis, mas o tipo de leilão pode influenciar no prazo máximo para o pagamento.

​O que acontece se eu atrasar as prestações do meu financiamento? O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros.

De acordo com as regras do financiamento imobiliário, após três parcelas em atraso, são o limite que o banco aceita. Após isso , a dívida pode ser executada e, consequentemente, o imóvel ser leiloado.

Essa quitação, porém, deve ocorrer até a data da realização do segundo leilão, após isso, arrematado o imóvel por terceiros não será mais possível reaver o imóvel. Atenção, as datas dos leilões devem ser comunicadas ao proprietário!

Quando o bem leiloado tem preço vil, o leilão pode ser anulado ou suspenso. O artigo 891 do Código de Processo Civil (CPC) considera “vil” o preço inferior ao mínimo estipulado pelo juiz e constante do edital, e, não tendo sido fixado preço mínimo e considera-se vil o preço inferior a 50% do valor da avaliação.

O prazo de 5 dias previsto no art. 854, § 3o, do CPC não é preclusivo, porque tanto a impenhorabilidade como o excesso de penhora são matérias de ordem pública.

Os passos a serem seguidos após a arrematação de um imóvel em leilão são: Envio de documentação. Pagamento da Guia de Depósito Judicial. Pagamento de Comissão do Leiloeiro.

Quantas vezes um imóvel pode ir a leilão judicial? Não existe um limite pré-estabelecido a respeito dessa quantidade. Isso significa que um imóvel pode ir a leilão judicial quantas vezes forem necessárias.

O leilão judicial de imóvel é dividido em duas etapas: a primeira praça, que dura 3 dias, e a segunda praça, que dura 20 dias (na grande maioria dos casos).