Química

Como evitar a combustão

Um passo crucial para prevenir a combustão espontânea e o seu alastramento é o armazenamento adequado de materiais inflamáveis. Esses materiais devem ser armazenados em locais ventilados, afastados de fontes de calor e de produtos incompatíveis.

... Ler mais

O que é combustão no corpo humano

A combustão humana espontânea é um suposto evento em que o corpo humano pega fogo e é reduzido a cinzas, deixando apenas as extremidades intactas. O fenômeno é conhecido por não ter nenhum motivo aparente, por isso, muitos especialistas encontram dificuldades ao explicar a combustão humana espontânea.

... Ler mais

Qual é o quarto elemento do fogo

Esse quarto elemento, também denominado transformação em cadeia, vai for- mar o quadrado ou tetraedro do fogo, substituindo o antigo triângulo do fogo. É todo material que queima. São sólidos, líquidos e gasosos, sendo que os sólidos e os líquidos se transfor- mam primeiramente em gás pelo calor e depois inflamam.

... Ler mais

Qual é o ponto de combustão

É a temperatura mínima necessária para que um combustível desprenda vapores e/ou gases combustíveis que, combinados com o oxigênio do ar e em contato com uma fonte externa de ignição, inflamem-se e sustentem uma combustão, mesmo depois de retirada a fonte externa de ignição.

... Ler mais

Qual NR fala sobre combate a incêndio

Caracterizada como Norma Especial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação original da NR-23 estabelecia disposições relativas à proteção contra incêndio, a saídas para rápida retirada do pessoal em serviço, a equipamentos suficientes para combater o fogo no seu início e a pessoas adestradas (sic) ...

... Ler mais

É o elemento ativador do fogo

Butano, propano, etano, etc. É o elemento ativador do fogo, que se combina com os vapores inflamáveis dos combustíveis, dando vida às chamas e possibilitando a expansão do fogo.

... Ler mais

Quais as principais consequências da combustão

Sempre que ocorre a combustão, mesmo que seja para aplicações úteis, surgem conseqüências prejudiciais, como a poluição atmosférica, os aumentos do efeito estufa climático e da acidez da água da chuva.

... Ler mais

Como é a energia gerada através de combustíveis fósseis

A energia fóssil é proveniente da combustão de combustíveis fósseis. Estes são formados a partir da decomposição de organismos, como restos de plantas, animais e outros seres vivos. Esse processo de decomposição leva milhões de anos para acontecer.

... Ler mais

Qual é a origem dos combustíveis

Os combustíveis podem derivar de fósseis animais e vegetais, como é o caso do petróleo, ou de plantas, como a cana-de-açúcar (a matéria-prima do etanol). Além disso, eles podem ser originados a partir da eletrólise da água ou do lixo (biogás). Ah, o combustível é classificado ainda como renovável ou não renovável.

... Ler mais

Por que o petróleo é um combustível fóssil

Os combustíveis fósseis recebem esse nome porque sua origem está ligada à decomposição de restos de animais e plantas durante milhares ou, às vezes, milhões de anos. São amplamente utilizados desde a Revolução Industrial, pois possuem uma grande capacidade de produção de energia e um alto poder de calor.

... Ler mais

Quais combustíveis que a humanidade já utilizou

Resposta: os Principais combustíveis são o petróleo, gás natural e carvão.

... Ler mais

Qual o principal elemento presente nos combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. Os principais combustíveis fósseis são o gás natural , o petróleo e o carvão mineral. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos, sendo o gás metano (CH4) seu principal componente (70% a 90% da mistura).

... Ler mais

Qual a pior energia para o meio ambiente

As fontes fósseis compreendem o carvão mineral, o gás natural, o petróleo e seus subprodutos. Também conhecidas como fontes convencionais, a energia proveniente dos fósseis é altamente poluente e prejudica o meio ambiente em toda a sua cadeia, desde a extração até a sua utilização.

... Ler mais

Qual é a maior fonte de energia no Brasil

Cerca de 85% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis. Utilizamos dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, do Ministério de Minas e Energia e de dados mais atuais de 2022 das associações das empresas. A maior parte da fonte produzida no Brasil é hídrica produzida em usinas hidrelétricas.

... Ler mais

Qual é a fonte de energia menos utilizada no Brasil

energia solar

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

... Ler mais

Qual é o pH da coca

5

O pH da Coca-Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca-Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.

... Ler mais

Qual é a origem do pH

O termo pH, que, por extenso, significa potencial hidrogeniônico ou (hidrogênio iônico), foi definido pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen com a finalidade de facilitar e avançar mais rapidamente nos estudos sobre a qualidade da cerveja.

... Ler mais

Qual é a diferença entre pH e pOH

pH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de cátions hidrônio (H3O+) em uma solução. pOH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de ânions hidróxido (OH-) em uma solução.

... Ler mais

Qual o valor do pH da urina

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

... Ler mais

Qual é o pH da saliva humana

O pH da saliva é de 6.8 a 7.2. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc. Quando o pH oscila, a saliva atua como um sistema tampão que promove o retorno do pH aos padrões ideais auxiliando na manutenção do equilíbrio.

... Ler mais