Como é a energia gerada através de combustíveis fósseis?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A energia fóssil é proveniente da combustão de combustíveis fósseis. Estes são formados a partir da decomposição de organismos, como restos de plantas, animais e outros seres vivos. Esse processo de decomposição leva milhões de anos para acontecer.

A geração de eletricidade nas termelétricas acontece por meio da queima de combustíveis fósseis. Nelas, o calor da combustão aquece a água em uma caldeira e a transforma em vapor com alta pressão que faz com que as pás das turbinas da usina comecem a girar.

Combustíveis fósseis são fontes de energia formadas há milhares de anos a partir de restos de animais e vegetais

  • 1.1. Petróleo.
  • 1.2. Gás natural.
  • 1.3. Carvão.

Combustíveis geram energia ao reagir com um comburente, em uma reação de combustão. A combustão de hidrocarbonetos gera como produtos CO2, água e energia. Óxidos formados na combustão são poluidores atmosféricos.

Os combustíveis fósseis incluem o petróleo e seus derivados, o carvão mineral e o gás natural, todos formados pela decomposição de organismos vivos.

Combustíveis fósseis são usados para geração de energia e são produzidos por meio da decomposição de matéria orgânica. O seu uso está associado a problemas ambientais. O petróleo é um dos principais combustíveis fósseis utilizados em todo o mundo.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

Resposta verificada por especialistas
Isso se dá basicamente por que os combustíveis fósseis apesar de serem muito poluentes, ainda são dados em abundância no nosso planeta. Dessa forma, podemos concluir que essa é a principal motivação de os combustíveis fósseis serem a principal fonte de energia do planeta.

Em síntese, a queima de combustíveis fósseis pode causar graves danos ao meio ambiente e à saúde humana. Problemas respiratórios causados pela emissão de poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, além de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, contribuintes da chuva ácida, advém dessa fonte de energia.

O mundo moderno depende de combustíveis fósseis para operar praticamente todas as atividades humanas. Isto começou com o uso do carvão, primeiro como produtor de calor nas residências, já há alguns séculos, e depois como gerador de vapor para as primeiras máquinas motorizadas no século XIX.