Qual é a maior fonte de energia no Brasil?

Perguntado por: eparaiso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Cerca de 85% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis. Utilizamos dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, do Ministério de Minas e Energia e de dados mais atuais de 2022 das associações das empresas. A maior parte da fonte produzida no Brasil é hídrica produzida em usinas hidrelétricas.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.

energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica se tornou a segunda maior fonte da matriz elétrica do Brasil ao alcançar nesta terça-feira (3) a marca de 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada operacional, superando a eólica, com 23,8 GW, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

energia solar

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

indústria automobilística

A indústria, de forma geral, é o setor que mais consome energia elétrica no Brasil. E a indústria automobilística é um dos setores com maior demanda de energia elétrica.

energia solar

A energia solar já é a segunda maior fonte de geração de energia elétrica no país, ultrapassando a eólica.

1- Petróleo e derivados
Além disso, o petróleo também é usado para o abastecimento das usinas termoelétricas. O petróleo é uma fonte de energia não renovável e poluente. No Brasil, cerca de 33% da energia gerada é obtida através do Petróleo e seus derivados.

Quais são as principais Fontes de Energia do brasil? As principais fontes de energia no brasil, independente de ser renovável ou não, são: Energia Hidrelétrica. Energia Termoelétrica.

A energia solar no Brasil representa 13,1% de toda a matriz elétrica, sendo a segunda maior fonte do país, ficando atrás apenas da energia hídrica. Nos últimos anos o número de sistemas fotovoltaicos instalados no território brasileiro tem crescido consideravelmente, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do país.