Qual é a fonte de energia menos utilizada no Brasil?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

energia solar

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

No Brasil , e no mundo, a energia ainda menos usada, sem dúvida é a eólica...

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.

geotérmica

A única energia renovável impossibilitada no território brasileiro é a geotérmica, já que ela só pode ser usada em locais com atividade vulcânica ou de encontros de placas, o que não é o caso do Brasil.

Carvão mineral
Atualmente, o carvão é utilizado em apenas 6% da base energética no Brasil e menos de 26% do total no mundo.

A tarifa mais elevada para o consumidor é a do Pará, que sai por R$ 816 o MWh (megawatt-hora), a menor é a do Amapá, no valor de R$ 506 o MWh. Os valores aparecem na conta em KWh (kilowatt-hora), respectivamente, 0,816 KWh e 0,506 KWh.

Resposta: A) A fonte de energia mais usada são os combustíveis fósseis enquanto as menos usadas são urânio.

Basicamente, a energia solar não é largamente explorada no Brasil por seu alto custo de aquisição, ainda que a Aneel tenha estabelecido uma Norma Resolutiva 482/2012 em 2013, muitos dos cidadãos não geram a própria energia por não enxergarem a prática como um investimento viável.

As 5 principais são: hidrelétrica, termoelétrica, eólica, nuclear e solar.

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo. De cada 100 casas que acendem suas luzes no planeta todos os dias, 38 o fazem porque há uma térmica a carvão ligada, produzindo energia.

Quando somado ao percentual importado de países vizinhos, o número chega a 60,2%. Outras fontes renováveis somam 22,8% de participação na matriz energética. Segundo o mesmo balanço, os combustíveis fósseis (não renováveis) representam cerca de 16% da energia produzida no Brasil.

A indústria, de forma geral, é o setor que mais consome energia elétrica no Brasil — e dentre esses, a indústria automobilística é um dos setores com maior demanda de energia elétrica.

A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW. A energia hidrelétrica representa a maior parcela do total global, com uma capacidade de 1.360 GW (44,39% do total).

A energia solar e a eólica são fontes alternativas de energia mais baratas. A boa notícia é que, de acordo com um levantamento da Bloomberg, essas fontes de energia renováveis já têm um custo de produção menor na maioria dos países.