Quais as principais consequências da combustão?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 2 votos

Sempre que ocorre a combustão, mesmo que seja para aplicações úteis, surgem conseqüências prejudiciais, como a poluição atmosférica, os aumentos do efeito estufa climático e da acidez da água da chuva.

A reação de combustão incompleta também tende a apresentar menor aproveitamento do combustível, por consequência o rendimento do motor tende a diminuir, reduzindo a eficiência da indústria na sua geração energética.

A combustão é uma reação química exotérmica entre dois regentes, combustível e comburente, em que ocorre liberação de energia na forma de calor. Combustível: É a substância oxidável, responsável por alimentar a combustão. Exemplos: gasolina, madeira, gás de cozinha, álcool e diesel.

Aumento da emissão de gases poluentes
Quando ocorre a combustão incompleta, há uma maior emissão de fuligem, formada por carbono ou monóxido de carbono em excesso. A produção dessa fuligem contribui para a emissão de gases poluentes pela caldeira para a atmosfera.

Combustão é uma reação química em que ocorre a oxidação, completa ou incompleta, de um combustível por ação de um comburente, liberando calor.

Formas de combustão do fogo

  • Completa. Como o nome já diz, a forma completa é quando a combustão acontece de maneira completa. ...
  • Incompleta. A combustão incompleta, por sua vez, é aquela onde a queima produz o calor e pouca ou nenhuma chama. ...
  • Espontânea. ...
  • Explosão.

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.

Um passo crucial para prevenir a combustão espontânea e o seu alastramento é o armazenamento adequado de materiais inflamáveis. Esses materiais devem ser armazenados em locais ventilados, afastados de fontes de calor e de produtos incompatíveis.

Queima, incêndio, cremação são sinônimos que podem ser utilizados para representar o fenômeno químico chamado combustão. Combustão é a reação química na qual são produzidas novas substâncias juntamente com luz e calor (queima da madeira) ou apenas calor (queima do metanol, um tipo de álcool utilizado como combustível).

oxigênio

O que é o fogo? É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Os impactos mais conhecidos pela emissão de gases poluentes são o aquecimento global e o efeito estufa. Contudo, outros também são verificados, como o efeito smog, que acontece quando há diminuição significativa da visibilidade, e a chuva ácida, que provoca sérias alterações no solo, nas águas e na vegetação.

A combustão completa é a ideal, por ter maior aproveitamento do combustível, porém gera como resultado da reação dióxido de carbono, que, apesar de não ser um gás tóxico – apenas se vazado em grandes quantidades em ambientes fechados, o que o torna asfixiante – é um conhecido gás de efeito estufa.

Reação química que libera energia em forma de calor
Nesse fenômeno ocorre a liberação de energia em forma de calor, pois a energia total dos produtos é menor que a de seus reagentes. A combustão, no entanto, não ocorre na presença de apenas um regente, pois é preciso os dois para haver a reação.