É o elemento ativador do fogo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Butano, propano, etano, etc. É o elemento ativador do fogo, que se combina com os vapores inflamáveis dos combustíveis, dando vida às chamas e possibilitando a expansão do fogo.

oxigênio

calor; comburente e combustível.
É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão.

Componentes do fogo

  • Combustível: substância capaz de queimar;
  • Comburente (oxigênio): elemento que intensifica a combustão;
  • Calor: energia que inicia a transformação química;
  • Reação em cadeia: sequência de reações.

O fogo, em ambiente rico em comburente (oxigênio), terá suas chamas aumentadas, desprenderá mais luz e gerará maior quantidade de calor. O comburente mais comum é o oxigênio, contido no ar atmosférico numa porcentagem de 21%; portanto é o elemento que está contido em quase todos os ambientes.

O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio.

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

O calor de ignição necessário para se iniciar o fogo, na prática é dado por uma fonte de calor como uma faísca, um fósforo, um raio, etc. Na falta de pelo menos um dos componentes, didaticamente descritos no triangulo do fogo o fogo não se inicia, ou se estiver aceso, se apaga.

As chamas consistem principalmente em dióxido de carbono, vapor de água, oxigênio e nitrogênio. Em uma chama de vela ou fogo pequeno, a maior parte da chama consiste em gases quentes.

Comburente é um elemento ou composto químico suscetível de provocar a oxidação ou combustão de outras substâncias,1 ou seja, é qualquer substância que permite que o combustível seja consumido na reação (alimenta uma combustão).

Podemos classificá-los em:

  1. Combustíveis Sólidos. O que entra em combustão não é o corpo em si, mas os vapores desprendidos. Fatores que afetam a combustibilidade. ...
  2. Combustíveis Líquidos. Os combustíveis líquidos também não ardem. Os vapores desprendidos da sua superfície é que entram em combustão. ...
  3. Combustíveis Gasosos.

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

Para que se ocorra o fogo (chamas), é necessário que se tenha pelo menos 13% de oxigênio presente no ambiente. É o elemento que dá início ao fogo, que o mantém e amplia a sua propagação.

O gás oxigênio encontra-se, à temperatura ambiente (25 °C) no estado gasoso, e apresenta importância vital na manutenção da vida animal e vegetal. Esse gás é responsável por permitir a ocorrência de todas as reações de combustão e, por esse motivo, é chamado de comburente.

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio.